A Guarda Ambiental (GAM) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) resgatou uma jiboia (Boa constrictor), na localidade de Barra do Itabapoana. A ação aconteceu na tarde dessa quarta-feira (11).

Depois de a GAM ser acionada pelo telefone (22) 9.8161-6713, o agente Marcus Serejo esteve no local e resgatou a cobra, que se encontrava numa loja de material de construção, para onde foi levada, a fim de evitar ser morta por populares.

“A espécie foi solta nas imediações da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba. Gostaríamos de orientar os moradores do município para não maltratar e nem matar um animal silvestre. O procedimento correto é acionar a GAM, que realizará o resgate e a soltura com total segurança”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.

Características – A jiboia não é venenosa e somente ataca o homem para se defender, caso se sinta ameaçada. Ela se alimenta preferencialmente de mamíferos roedores de pequeno porte, como ratos, por exemplo, e também de alguns anfíbios, aves, outros répteis, como lagartos, além de comer ovos de outros animais.

AsCom SFI