São Francisco de Itabapoana (SFI) participa na próxima sexta-feira (30) da segunda edição do Workshop do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Rio De Janeiro. O evento, que visa divulgar roteiros geoturísticos de municípios fluminenses, começa nesta quarta-feira (28) e será totalmente virtual e gratuito.
“Junto com a coordenadora de Geografia da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Leidiana Alves, vou apresentar as características de nosso município. Nossa economia e nossos pontos turísticos e históricos”, afirmou a prefeita Francimara Barbosa Lemos. Ela convidou a todos para se inscreverem no evento, clicando aqui. No link, também é possível conferir a programação completa.
Leidiana explicou que Geoparques são territórios com limites bem definidos que possuem notável patrimônio, geológico, geomorfológico, histórico, cultural, ecológico, arqueológico e educacional. “O objetivo é fomentar o geoturísmo, a geoeducação o desenvolvimento local sustentável e a geoconservação desses locais”, contou.
Na tarde de segunda-feira (26), aconteceu uma reunião entre a chefe de Gabinete, Francilea Azeredo, e os secretários municipais de Educação e Cultura (Smec), Robson Santana, de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur), Márcio Calixto, e de Governo e Relações Institucionais (SeGov), Jairo Batista. Também estavam presentes o subsecretário municipal de Meio Ambiente (Sema), Manoel Mendes, e o assessor de Comunicação Diego Santos. A pauta foi a primeira participação de SFI no projeto.
Já nesta terça-feira (27), assessores desses órgãos estão mobilizados na captura de imagens para a produção de um vídeo de cerca de 15 min sobre as peculiaridades do município. Os trabalhos são capitaneados pela coordenadora geral do Departamento de Ensino da Smec, Kátia Alves, uma das articuladoras do projeto. A exibição do conteúdo ocorrerá durante o evento.
AsCom SFI