Após reunião entre o secretário de Estado das Cidades, Uruan de Andrade, e o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira, que representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, foram anunciadas obras de infraestrutura para São Francisco de Itabapoana (SFI). O encontro aconteceu no Rio de Janeiro e também contou com a presença do deputado federal Aureo Ribeiro.

Entre os investimentos estão as intervenções de drenagem de Santa Clara, cujo projeto foi idealizado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento. Orçados em cerca de R$ 14 milhões, os trabalhos acontecerão mediante a adesão do município ao programa “Estado Presente”. As obras vão contemplar também serviço de esgoto e pavimentações de algumas ruas, sobretudo, nas proximidades da Escola Municipal Moranguinho, sanando problemas crônicos de enchente.

De acordo com a prefeita, essa era uma demanda da localidade para sanar um problema existente há décadas. “Por meio da nossa luta e diálogo com o Governo do Estado vamos realizar este sonho. Sem essa parceria o município não teria condições financeiras de arcar com recurso próprio”, pontuou, agradecendo ao governador Claudio Castro e sua equipe e o deputado federal Aureo.

Segundo Tininho, também em Santa Clara, os repasses do convênio ‘Somando Forças’ devem ser liberados em até um mês para a conclusão da orla. Ele destacou que a atual gestão sempre se comprometeu com o dinheiro público e atuou para concluir obras abandonadas por governos anteriores. Outro tema acertado foi a realização da rotatória na RJ 224, na altura do portal da cidade. A execução deve começar em breve.

Outro tema abordado no compromisso, que aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Cidades, foi o recapeamento asfáltico nas ruas Maximiliano Andrade e Donato Barros de Menezes, em Gargaú; Avenida Atlântica, em Guaxindiba; e nas ruas Lions Club, Valdir Gonçalves Belmiro e Abraão Dib, no Centro da cidade. O início da ação, fruto de convênio entre executivos municipal e estadual, deve ser ainda esta semana. O material utilizado será disponibilizado pelo Governo do Estado e produzido na Usina de Asfalto da prefeitura.

“Estamos atuando incansavelmente para ver nossa cidade crescer cada vez mais. Com trabalho em equipe, muita garra e determinação, tenham certeza que muito mais está por vir”, concluiu Francimara.

AsCom SFI