Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Josélia Alves Dias
A Escola Municipal Manoel Azeredo, situada na comunidade quilombola de Deserto Feliz, recebeu a visita do Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal esta semana. A equipe realizou uma ação social e entregou brinquedos, um varal solidário com roupas e sacolinhas surpresa para os alunos da unidade.

De acordo com a comandante da Guarda Civil Municipal, Roberta Panisset, a ação evidencia o compromisso do Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal com a proteção integral de crianças e adolescentes, mostrando que segurança pública também se constrói com presença, cuidado, diálogo e ações sociais transformadoras.
— Esse trabalho, além de promover a inclusão, a igualdade e contribuir para o desenvolvimento emocional e social, fortalece os vínculos entre a Guarda Civil Municipal, a escola, as famílias e a comunidade, estimulando valores de cidadania, respeito e solidariedade — explicou a comandante.
O Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal atende toda a rede municipal de ensino, estando presente em 45 escolas e 11 creches. Além do trabalho preventivo, são atendidas solicitações de palestras e eventos.

Já está disponível, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Francisco de Itabapoana, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes. O vírus é reconhecido como a principal causa de Infecções do Trato Respiratório Inferior (ITRI) em crianças menores de 2 anos de idade, podendo ser responsável por cerca de 75% casos de bronquiolite viral aguda e 40% das pneumonias durante os períodos de sazonalidade.
De acordo com o coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiano Souza, o público-alvo da vacinação são grávidas a partir de 28 semanas de gestação. Para se imunizar, basta comparecer a uma das UBSs do município de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, levando o cartão da gestante.
— A imunização tem como principais objetivos prevenir as formas graves de doenças respiratórias em crianças menores de 6 meses de idade, reduzir a sobrecarga dos serviços de saúde do SUS e oportunizar o acesso à vacina contra o VSR para a gestante — disse o coordenador.
A implantação do Projeto ABC, centrado na alfabetização e letramento, e dos atendimentos psicológico e geriátrico, foram alguns dos avanços conquistados pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa Nágime Jorge Abílio em 2025. Essas e outras conquistas foram celebradas nesta terça-feira (16), em uma festa de Natal que marcou o encerramento das atividades do ano. Durante toda a tarde, cerca de 450 idosos se divertiram com apresentação de coral, música com Beto Pit Bull e Luciano dos Teclados, além de lanche e jantar. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Florecilda Azevedo, em Volta Redonda.

— É uma alegria proporcionar momentos de descontração para os nossos idosos e oferecer serviços importantes para eles durante todo o ano. Estamos trabalhando para que no ano que vem possamos oferecer muito mais — disse a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues.

Para a coordenadora do Centro do Idoso, Edinete Neves, o momento é de muita comemoração. "Gratidão é a palavra de hoje. Celebrar esse momento e todos os avanços que conquistamos é, sem nenhuma dúvida, motivo de muita celebração”, pontuou Edinete.

A assessora especial do Gabinete, Ana Paula Carvalho, representou a prefeita Yara Cinthia. "Estamos celebrando a experiência da melhor idade e dos ensinamentos que nos trazem todos os dias. Cada um traz na memória as lutas que já viveu, e hoje celebram a vida, as conquistas, e aproveitam a vida da melhor forma. Vocês merecem o melhor; e estar aqui, participando dessa festa linda, é uma honra muito grande".

Aos 84 anos, Antônia da Conceição Teixeira era uma das mais animadas. Ela dançou, cantou e aproveitou ao máximo a festa. “Estou gostando muito. Amo dançar e acho muito importante a gente se divertir. Já trabalhamos muito. Agora é hora de ser feliz”.

O casal de namorados, Geraldo Barbosa e Maria Lúcia saíram de Santa Clara para participar da festa, junto com a amiga Iranir Peixoto. O trio participa das atividades do Centro do Idoso toda quinta-feira. “A gente gosta muito de dançar. Não perdemos um dia. Essa festa está muito linda, a comida muito gostosa. Estamos muito felizes com essa comemoração”, elogiou Iranir.

Estiveram presentes o secretário municipal de Administração, Cláudio Otero, e os vereadores Eleno e Patrícia Cherene.

Termina nesta quinta-feira (18), o prazo para renovação de matrícula na rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana. O responsável legal do aluno ou o próprio aluno, caso seja maior de idade, deverá comparecer à unidade escolar em que está matriculado para assinar a renovação e realizar a atualização de dados ou documentos, caso necessário.
Para a renovação, é necessário levar apenas o comprovante de residência atualizado. Caso o aluno esteja com alguma dívida documental, será aberta uma solicitação no ato da renovação para que o documento seja encaminhado à unidade escolar.
Atualmente, o município conta com 43 escolas, 11 creches e 7.998 alunos matriculados. Em janeiro, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT) dará início à matrícula dos novos alunos. As datas serão divulgadas em breve.
A penúltima noite de programação do Natal Iluminado, em São Francisco de Itabapoana, acontece neste sábado (20), na Praça São Francisco de Paula, na área central. Além de apresentações musicais e teatrais, o Papai Noel atenderá o público entre 19h30 e 22h.
Também às 19h30, acontece uma apresentação de balé, do Studio Passos. Na sequência, o público assistirá a duas apresentações do projeto Balé de Gargaú, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT). O grupo vai apresentar os espetáculos “O Mágico de Oz” e “O Nascimento de Jesus”. A noite terminará com a Banda Provérbios, da Igreja Batista Central de Barra do Itabapoana.
Ao longo de três noites, diversas atrações participaram do Natal Iluminado. Além do inédito desfile de Natal pela Avenida Vereador Edenites da Silva Viana e o acendimento das luzes natalinas, a programação contou com apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de escolas da rede particular de ensino e de cantores como Gustavo Alves e Lara Henriques.
Com a participação de 60 pessoas, o Curso de Formação em Ensino Religioso, promovido pela Prefeitura de de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), foi encerrado na noite desta segunda-feira (15). A conclusão foi marcada pelo simpósio “As faces do Racismo Religioso no Brasil: desafios e perspectivas para a educação antirracista e a efetivação da cidadania”.
Realizada na Câmara Municipal, a iniciativa reuniu importantes representantes religiosos e profissionais de diferentes áreas. Participaram do simpósio o bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, o pastor Anderson Machado e o líder umbandista Charles Santiago. Também integraram a mesa a pedagoga e professora de Geografia Mirian Gonçalves e a advogada Priscila Kelly Corrêa. A mediação do debate ficou a cargo do psicólogo Renato Chagas.

A professora Ester Rodrigues foi uma das participantes do curso e destacou a qualidade das aulas e do material didático. Ela é servidora concursada e leciona na Escola Municipal Manoel Gomes da Silva Lemos, em Morro Alegre.
— Como sou pós-graduada em Ensino Religioso, o curso contribuiu demais para aprofundar os conhecimentos. O conteúdo foi muito proveitoso e auxilia também, por exemplo, para provas de concurso e para nós, professores, aplicarmos no dia a dia da sala de aula — afirmou.

O morador de Volta Redonda, Antônio de Jesus dos Santos, que cursa graduação em Ciência da Religião, também participou. “O material e os professores foram excelentes. Aproveitei bastante e sei que o curso vai me ajudar a galgar uma vaga na área”, disse.

O curso durou cerca de um mês e contou com aulas on-line e presenciais, ministradas na sede da SMECT. De acordo com o coordenador de Ensino Religioso da rede municipal de ensino, Leonardo Francisco, a capacitação teve o objetivo de desmistificar o fundamentalismo religioso, indo ao encontro de uma demanda social e identificada entre o corpo docente.
— Como professores, nós guiamos para a vida. Tenho certeza que tudo o que foi debatido será proveitoso para a sala de aula; sobretudo o diálogo, o respeito e a diversidade, já que a dignidade humana vai além das diferenças — considera.

O secretário da pasta, Gustavo Terra, ressaltou o foco na promoção do respeito. “Pensamos este curso com todo o cuidado para fornecer esta oportunidade. Agradeço a todas as autoridades religiosas por contribuírem conosco com este tema tão importante”, finalizou.

Para a subsecretária municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Kissila Sobrinho, o término do curso evidencia uma das marcas do governo: a preocupação com a formação dos profissionais. Ela destacou que a iniciativa foi elaborada integralmente pela coordenação pedagógica da SMECT. “É por meio da educação que vamos transformar vidas. Nós professores, juntos, contribuímos na promoção do diálogo e respeito”, opinou.

As inscrições para as equipes que vão participar da Copa Verão 2026 foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (19/12). Realizado pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana por meio da Secretaria Municipal de Esportes, um evento já é tradicional no município. Até agora, 14 equipes já se inscreveram para a competição.
A Copa Verão acontece sempre durante o verão, no Estádio Nelson Silva, popularmente conhecido como Fiinho, em Guaxindiba. A competição será nas modalidades FUT7 e society, com as equipes divididas em duas categorias: máster e principal.
As equipes que quiserem se inscrever deverão entrar em contato com a Secretaria de Esportes através do telefone (22) 99818-3245. A inscrição é exclusiva para equipes do município de São Francisco de Itabapoana.
Na próxima sexta-feira (19), o secretário municipal de Esportes, Luiz Eduardo Pereira, terá uma reunião com presidentes das equipes, às 17h na sede da Prefeitura, para definir os detalhes e o formato da competição.
Na próxima quinta-feira (18/12), moradores da localidade de Alegria dos Anjos receberão os serviços do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Móvel. Na ocasião, eles poderão atualizar dados do Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, para inserção ou recebimento do Bolsa-Família.
O CRAS Móvel é promovido pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH). Este ano, o serviço já promoveu ações na área central, na comunidade quilombola de Deserto Feliz, em Gargaú, Barra do Itabapoana e Amontado, totalizando 256 atendimentos.
Nesta ação do CRAS Móvel, também serão atendidos moradores de Valão Seco e Santa Luzia. A secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues, destacou que, através do CRAS Móvel, moradores têm acesso a diversos serviços importantes sem a necessidade de grandes deslocamentos.
Das 12 ruas na localidade de Travessão de Barra, em São Francisco de Itabapoana, que passam por obras de urbanização desde o início do mês de agosto, cinco já estão prontas. São elas: Rua Valde Mota, Rua B, Rua Um, Rua Dois e Rua João Feliciano. As obras de pavimentação e infraestrutura seguem em outras ruas, com o objetivo de promover melhorias na qualidade de vida dos moradores. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em março de 2026.

As intervenções nas ruas incluem calçamento com blocos intertravados e preparação de calçadas, além de garantia de acessibilidade e segurança. Nas Ruas Quatro e Mercília Cardoso, as obras de corte e colocação de meio-fio já foram iniciadas. Ainda estão no cronograma obras nas ruas do Mercadinho, Pereira Mata e Senhora Dantas.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, resultado de uma solicitação do vereador Leandro Babão, que é morador da localidade, feita ao governador Cláudio Castro e ao deputado estadual licenciado e atual secretário de Estado de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire.
A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana reuniu, nesta segunda-feira (15/12), representantes de todos os departamentos para avaliar os trabalhos e avanços obtidos no decorrer de 2025, além de projetar propostas, planos de metas para 2026.
Os coordenadores e chefes dos setores destacaram a confiança e o trabalho em equipe desenvolvidos pela atual gestão. No encontro, realizado na sala de reuniões da prefeitura, eles apresentaram índices das ações desenvolvidas junto à população. A partir destes indicadores e da demanda observada, foram traçadas, em conjunto, iniciativas e metas para o ano que vem.
— Foi um encontro muito significativo, pois reunimos todos os coordenadores dos programas, visando a uma integração maior entre os programas e uma maior resolutividade das demandas no dia-a-dia — observou o secretário municipal de Saúde, Fauazi Cherene, que comandou a reunião junto com a subsecretária da pasta, Caroline Alves, e o coordenador da Atenção Básica, Claudiomar Alves.