[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Ouça a Matéria”] 

São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu nessa terça-feira (28) a visita de representantes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A pedido da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a presença dos técnicos visou obter a orientação necessária referente às medidas a serem tomadas como resposta ao aumento de casos suspeitos de arboviroses, como  dengue, zika e chikungunya.

A equipe multidisciplinar da SES era formada por técnicos das vigilâncias Epidemiológica e Ambiental e do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS). Além do encontro na sede da prefeitura, eles visitaram a Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Ribeiro da Silva Filho, na área central, e o Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), na localidade de Ponto de Cacimbas. Durante as visitas, os especialistas percorreram as dependências dos locais e conheceram a dinânica de atendimento e projetos da SMS.

Já durante a reunião, que contou com a presença do vice-prefeito, Claudio Henriques, e de representantes de diversos setores da SMS, foram definidas ações, como a intensificação e aprimoramento do processo de notificação de casos suspeitos, solicitação junto à esfera estadual de suporte de soro e elaboração de um mapa de atuação para posterior requerimento do carro fumacê.

Após o encontro, os técnicos dos órgãos estaduais, acompanhado dos responsáveis pela SMS, percorreram áreas alagadas em Guaxindiba e Santa Clara.

“A partir do que foi discutido e do relatório da equipe multidisciplinar, vamos estruturar o trabalho de combate e atendimento a casos de arboviroses para, assim, oferecer a melhor assistência possível a população, seguindo o que a prefeita nos orienta”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista.

Ascom SFI

Compartilhe: