SFI sedia reunião da Câmara Técnica de Agricultura do Cidennf e debate desenvolvimento da agricultura regional Destaque

São Francisco de Itabapoana (SFI) sediou a reunião da Câmara Técnica de Agricultura do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf). O encontro ocorreu na terça-feira (18), na Sala de Reuniões da Prefeitura, e abordou assuntos relativos ao desenvolvimento da agricultura regional, principalmente a segurança hídrica e a energia elétrica.

“Recentemente, eu e o secretário de Agricultura de Campos, Almy Júnior, solicitamos ao secretário de Estado de Agricultura, Dr. Flávio, para que conseguisse uma agenda com o presidente da Comissão de Agricultura da Alerj, Val Ceasa, a fim de que instituíssemos um fundo de socorro aos municípios no período de longa estiagem, uma ideia que tive e estamos tentando colocar em prática”, ressaltou o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto.

Ele revelou outra ação que está sendo viabilizada pelo Cidennf: uma agenda com a Presidência do Inea. “Precisamos evitar que os produtores rurais sejam criminalizados pelo órgão durante as intervenções nos períodos de seca ou de muita chuva, mas tudo dentro da legalidade, e se for preciso, vamos propor à Alerj mudança da legislação”, disse Barreto.

Reunião do Cidennf Agricultura em SFI Cidennf 03

Almy Júnior, eleito coordenador da Câmara Técnica de Agricultura do Cidennf, destacou o Projeto de Lei (PL) 1440/19, que está tramitando no Congresso Nacional e atualmente se encontra no Senado. O PL é de autoria do então deputado federal Wladimir Garotinho, atual prefeito de Campos, e dispõe sobre a criação do Fundo de Desenvolvimento Econômico da Mesorregião Geográfica do Norte e Noroeste Fluminense como áreas de seminário. O objetivo é arrecadar recursos para o fundo, visando garantir os meios para dar sustentação financeira aos projetos que poderão surgir em função da implantação do referido Plano de Desenvolvimento.

“Ele cria mecanismos que preservam o produtor rural: seguro, financiamentos e juros mais baixos. Queremos trabalhar essa perspectiva de viabilizar a aprovação desse PL. É importante unir forças e que os nossos prefeitos se articularem para trabalhar com a bancada federal, tanto senadores quanto deputados, para que a gente possa avançar nessa questão”, revelou Júnior, acrescentando:

“Outro assunto debatido na reunião foi a ineficiência de energia. Temos um problema sério na nossa região para os investimentos que é a distribuição de energia por meio da concessionária Enel. Isso afeta várias empresas devido à demora na ligação, o atraso de ligar sistemas de geração de energia solar, que é uma riqueza nossa. Além disso, falamos sobre a necessidade de unirmos forças no sentido de melhorarmos o processo de comercialização dos produtores”.

Além de SFI e de Campos, a reunião contou ainda com a presença de representantes das cidades de São João da Barra, Cardoso Moreira, Macaé, Quissamã, Bom Jesus do Itabapoana e Varre-Sai.

Reunião do Cidennf Agricultura em SFI Cidennf 02