Encontro de Fornecedores de Cana-de-açúcar é sucesso em SFI Destaque

Por intermédio de parceria entre a Associação Norte Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) e a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), o município realizou o Encontro de Fornecedores de Cana-de-açúcar. O evento aconteceu no sábado (27), na Câmara de Vereadores, com a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos, do subsecretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Felipe Brasil, além do presidente da Asflucan, Tito Inojosa, entre outras autoridades.

“Estamos honrados de receber este importante evento com a presença de tantas autoridades, além de produtores, fornecedores, pesquisadores e representantes de usina de cana-de-açúcar da região e até do Estado do Espírito Santo. SFI e Campos juntos têm mais da metade da área plantada de cana em todo o Estado do Rio de Janeiro. Não é exagero dizer que atualmente somos a capital do agronegócio”, declarou Francimara.

Encontro de Fornecedores de Cana de açúcar ASCOM SFI Wagner Fraga 2

O secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, reforçou as palavras da prefeita, destacando também a relevância do encontro. “Foram apresentadas novas tecnologias de plantio de cana com demonstração no Espaço do Produtor 1, no Centro da cidade. SFI, acredito que no máximo em 60 dias, receberá o reitor da UFRRJ, professor Roberto de Souza Rodrigues, para a assinatura de um acordo de cooperação técnica com a prefeitura objetivando o desenvolvimento de novas variedades de cana”, informou Barreto, acrescentando:

“Durante o encontro, o comandante do 8º BPM-Campos, tenente-coronel Ricardo Cruz, falou sobre o sucesso do ‘Patrulha Rural’, projeto desenvolvido inicialmente pela Prefeitura de SFI, através da Secretaria de Agricultura, e implantado pioneiramente em nosso município, uma parceria com a Polícia Militar, e que vem reduzindo significativamente os crimes no campo. O projeto piloto está sendo implantado em outros municípios fluminenses com áreas rurais, como São João da Barra e Campos, por exemplo”.

Encontro de Fornecedores de Cana de açúcar ASCOM SFI Gilmar Ramos 1

O presidente da Asflucan declarou que “esse foi o primeiro evento que fizemos para os produtores do município e alcançamos nosso objetivo, com a participação de mais de 150 produtores. A obrigação da associação é apresentar novas tecnologias. Estamos atrasados em relação a outros estados. Em outubro estaremos realizando um outro encontro em Campos, quando voltaremos a debater o setor”.

O encontro teve uma programação variada com café da manhã, almoço e coquetel, palestras debatendo assuntos relacionados ao setor, como por exemplo, adubação, variedades de cana-de-açúcar, mercado futuro do açúcar e álcool, segurança no campo, entre outros.

Estiveram presentes ainda secretários, subsecretários, chefes de departamentos e assessores da Prefeitura de SFI, um grupo de vereadores do município, além de autoridades de municípios vizinhos.

Encontro de Fornecedores de Cana de açúcar ASCOM SFI Gilmar Ramos 5

Confira mais registros: