Prefeitura vai cadastrar produtores para doação de mudas de maracujá Destaque

Através da Secretaria Municipal de Agricultura, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) vai cadastrar produtores para doar mudas de maracujá. A ação, em conjunto com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), faz parte da estratégia do município de retomar a cultura da fruta no município.

O secretário da pasta, Enaldo Barreto, informou que o cadastro será aberto nos próximos dias e que a Pesagro-Rio entregará as mudas em dezembro, a fim de serem levadas para o Viveiro Municipal, em Praça João Pessoa.

“O procedimento para se cadastrar acontecerá nas quatro unidades do Espaço do Produtor (Centro, Imburi, Praça e Brejo Grande) e assim que inaugurar, em breve, na quinta unidade, em Travessão de Barra. Após abrirmos o cadastro, o produtor interessado deverá comparecer em uma das unidades e revelar a sua demanda de mudas de maracujá”, orientou Barreto, acrescentando:

“Em abril deste ano, a prefeita Francimara Barbosa Lemos assinou um termo de cooperação técnica com a Pesagro-Rio objetivando o desenvolvimento de mudas de maracujá, o que vai garantir a entrega aos produtores de mudas com certificado, evitando a propagação de pragas e doenças. Além disso, o município vai prestar assistência técnica específica em relação à produção do maracujá por intermédio da Secretaria de Agricultura e da Pesagro-Rio, que disponibilizará uma engenheira agrônoma para acompanhar toda a produção”.

O presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques, revelou ser um orgulho poder ter a oportunidade de participar do resgate da cultura do maracujá no município, através desta parceria de cooperação com a Prefeitura de SFI.

“Vamos prestar o suporte técnico necessário para os produtores. As mudas, que têm a segurança de serem certificadas pela Pesagro-Rio e livres de pragas, serão levadas para a Estufa Municipal, a fim de iniciar o processo de adaptação ao solo e ao clima, para posteriormente serem doadas pelo município aos produtores”, explicou Marques.

O diretor-técnico da Pesagro-Rio, Silvio Galvão, reforçou as palavras do presidente: “A nossa proposta é oferecer mudas de qualidade e altamente produtivas de cultivares de maracujá, alguns já conhecidos e explorados na região e outros que estaremos experimentando. Vamos ter a preocupação em relação à amostragem e análise de solo, correção de acidez e adubação básica para que possamos oferecer o melhor preparo de solo e das covas, a fim de receberem as mudas de maracujá”, revelou Galvão, acrescentando:

“Iremos trazer os cultivares Sol do Cerrado, já experimentado no Estado, com boa produtividade e adaptado às condições climáticas de solo e de clima com poucas influencias de doenças de solo e de folha; o Gigante Amarelo, que é um pouco mais rústico, mas igualmente aceito na região como um cultivar produtivo; o Rubi do Cerrado e o Pérola do Cerrado, dois materiais interessantíssimos para serem validados e adaptados na região para que a gente possa estar pensando o quanto poderão ser importantes nesta revitalização da cultura do maracujá”.

O diretor-técnico da Pesagro-Rio citou ainda mais dois cultivares de maracujá. “Fora isso, nós temos ainda duas iniciativas importantíssimas geradas a partir do Estado: o cultivar Rio Dourado, de origem de trabalhos técnicos científicos da Uenf, um material igualmente promissor e de qualidade já experimentado em várias regiões e do país e a gente não vai perder a oportunidade de experimentar, juntamente com o Passiflora phoenicea, um porta-enxerto (planta cuja raiz e a base do caule é aproveitada na enxertia) que tem tolerância à fusariose (doença infecciosa provocada por fungos oportunistas do gênero Fusarium), que também está presente no Estado e estaremos encomendando junto ao IFF de Bom Jesus do Itabapoana, inicialmente uma centena de mudas, para fazermos uma experimentação a partir de janeiro de 2024”.

(1 Votar)