Prefeitura apresenta nesta terça (19) variedades de mudas certificadas de maracujá que serão doadas aos produtores Destaque

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Agricultura, durante um café da tarde, apresentará as quatro espécies de mudas de maracujá certificadas que serão doadas para os produtores rurais do município cadastrados. A ação acontecerá às 15h, no Espaço do Produtor 1, no Centro da cidade, e integra a primeira etapa da estratégia da prefeitura de retomar a cultura da fruta em SFI, por intermédio de parceria com a Pesagro-Rio.

A Embrapa de Brasília produziu as mudas, adquiridas pela Pesagro-Rio, e são das seguintes variedades: BRS Gigante Amarelo (3.000 mudas), BRS Sol do Cerrado (5.500), BRS Rubi do Cerrado (1.000) e BRS Pérola do Cerrado (500). A engenheira agrônoma Fernanda Gregolin, contratada no convênio com a Pesagro-Rio para prestar assistência aos produtores, dará explicações técnicas sobre as quatro variedades. “Teremos ainda as presenças do subsecretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Brasil, representando o governador Cláudio Castro; do presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques, e do diretor-técnico da empresa Silvio Galvão. Durante a apresentação das mudas, a empresária e chef de cozinha Silvana Menezes, que é do município, demonstrará as diversas possibilidades de utilização do maracujá na preparação de pratos culinários”, ressaltou o secretário de agricultura, Enaldo Barreto.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou que “em abril deste ano, assinei o termo de cooperação técnica com a Pesagro-Rio, visando o desenvolvimento de mudas de maracujá. A partir deste convênio, vamos garantir a doação de mudas certificadas aos nossos produtores, o que evitará a propagação de pragas e doenças”.

(1 Votar)