Retomada da cultura do maracujá no município segue a todo vapor Destaque

A primeira etapa da estratégia da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) para retomar a cultura do maracujá no município segue a todo vapor. Através de parceria com a Pesagro-Rio, o município doou 10 mil mudas de quatro variedades diferentes da fruta, certificadas e produzidas em Brasília pela Embrapa, beneficiando aproximadamente 25 pequenos e médios produtores.

“Inicialmente foram contemplados aqueles que atendiam aos critérios mínimos: área pronta para plantio, capacidade de irrigação e já ter trabalhado com o maracujá. Apesar da doação de todas as mudas, não atendemos toda a demanda. Cerca de 30 produtores estão na lista de espera e dos que receberam, diferentes produtores têm interesse em um número maior de mudas para o cultivo”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, acrescentando:

“Ainda não temos uma data prevista para uma segunda etapa de doação das mudas de maracujá. No entanto, estamos otimistas de podermos produzir estas mudas no município ainda em 2024. Seguindo uma orientação da prefeita Francimara, o objetivo é retomarmos a cultura da fruta e voltarmos a ganhar destaque na produção de maracujá”.

Retomada da cultura do maracujá 2

A engenheira agrônoma Fernanda Gregolin, contratada no convênio com a Pesagro-Rio, está prestando assistência técnica aos produtores informando os tratos culturais fundamentais ao estabelecimento da cultura no campo.

“Após finalizar a doação das mudas, estamos fazendo uma rota para realizarmos visitas regulares que atendam às necessidades e demandas deles. Além disso, estarei no município a fim de prestar assistência. Este cronograma será divulgado aos produtores assim que for finalizado”, informou a engenheira agrônoma, acrescentando:

“É relevante ressaltar a importância de em caso de dúvidas ou quaisquer problemas relacionados ao cultivo do maracujazeiro, o produtor deve entrar em contato com a equipe para maiores esclarecimentos”.

Mais informações podem ser obtidas na sede da Secretaria de Agricultura, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, ao lado do Banco Itaú, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h.

Retomada da cultura do maracujá 1

(1 Votar)