Alunos da Estácio participam de aulas práticas em parceria com a Prefeitura Destaque

Através da parceria entre a Secretaria de Agricultura de São Francisco de Itabapoana (SFI) e a Universidade Estácio de Sá/Campos, 21 alunos do Curso de Veterinária da unidade de ensino participaram de aulas práticas no Haras Galopante, na localidade de Imburi. A capacitação ocorreu na quarta-feira (20) e contou com a presença do vice-prefeito Raliston Souza, representando a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

“Os universitários tiveram aulas práticas sobre a reprodução de equinos através da coleta de embriões. Esta parceria com os alunos do Curso de Medicina Veterinária da Estácio tem sido importante para o município, já que os universitários participaram da campanha de imunização contra a raiva e a brucelose. Futuramente, também vão contribuir na campanha contra a febre aftosa”, informou o secretário da pasta, Enaldo Barreto.

A professora Alessandra Mota, coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Estácio/Campos, ressaltou a importância das aulas práticas para os universitários. “É um aprendizado enorme para os alunos. Eles acompanharam o manejo reprodutivo de garanhão, coleta e transferência de embrião, avaliação espermática, enfim, tudo o que envolve a reprodução equina”, ressaltou.

Enaldo revelou que já iniciou os entendimentos com a universidade para a realização de uma campanha de castração de animais de rua no município. “A esterilização é uma das principais alternativas para controle de cães abandonados, pois ficam expostos a doenças, que podem ser transmitidas para os seres humanos”.

A coordenadora do curso disse que a Estácio está de portas abertas para ajudar a prefeitura. “Vamos abraçar a campanha de castração levando os nossos professores cirurgiões veterinários e os alunos, a fim de esterilizarmos os cachorros machos, ajudando a não procriação e contribuindo para reduzir a população de rua destes animais”, declarou Alessandra, acrescentando:

“A Estácio agradece muito a oportunidade que a Prefeitura de SFI, por intermédio da Secretaria de Agricultura, está proporcionando aos alunos e à instituição. O município, além de incentivar os produtores rurais a crescerem, ainda ajuda na formação profissional dos nossos alunos”.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285
Última modificação em Sábado, 23 Outubro 2021 14:47

Utilidade Pública