Projeto Campo Seguro de SFI poderá ser referência para todo o Estado Destaque

O Projeto Campo Seguro, elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura de São Francisco de Itabapoana (SFI) e que tem apoio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), poderá servir de referência para todo o Estado do Rio de Janeiro. Na manhã desta quinta-feira (7), o projeto, que propõe um sistema de monitoramento via satélite (georreferenciamento) para aumentar a segurança na área rural, foi detalhado durante reunião no 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos).

“Na semana passada, recebemos na secretaria a visita do comandante do 8º BPM/Campos, tenente-coronel Gustavo Marques, que ao tomar conhecimento do projeto, solicitou para detalharmos tudo no batalhão. Hoje (7), fomos recebidos pelo subcomandante do 8ºBPM/Campos, major Tibério Carlos da Silva, e a equipe dele, apresentando o ‘Campo Seguro’ através do data show”, revelou o secretário de Agricultura, Enaldo Barreto, acrescentando:

“Fomos convidados para ir até a cidade do Rio de Janeiro e fazer uma apresentação ao Comando Geral da PM, a fim de que seja desenvolvido um projeto-piloto em SFI. A proposta é que o ‘Campo Seguro’ se transforme num programa do Governo do Estado para ser implementado em toda a área rural dos municípios fluminenses”.

O projeto prevê a instalação de placas indicativas em locais estratégicos, alertando que a área está sendo monitorada, disponibilizando os telefones para contato. A PM receberá informações via satélite do sistema em caso de ocorrência na área rural, possibilitando localizar com precisão e rapidez a propriedade que estiver sendo vítima de algum tipo de crime. No futuro, existe a possibilidade de criação de um aplicativo para facilitar ainda mais a interação.

O vice-prefeito, Ralistou Souza, que representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos na reunião, reforçou que o projeto visa minimizar os problemas de violência no campo. “Sabemos que a responsabilidade da segurança publica é do Governo do Estado, mas o município não se omite e mais uma vez demonstra o comprometimento de apoiar o nosso produtor rural”.

Também participou do encontro no 8º BPM/Campos o diretor na Secretaria de Agricultura Anderson Raimundo, que detalhou o projeto para os militares.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285

Utilidade Pública