SFI presente em solenidade na Alerj para homenagear ícones do Cinema Nacional Destaque

O município de São Francisco de Itabapoana (SFI) marcou presença na homenagem prestada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a grandes nomes do Cinema Nacional. O evento, idealizado pelo deputado estadual Munir Neto, aconteceu no Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, na segunda-feira (19), data em que o Cinema Brasileiro completou 125 anos.

“Agradeço à prefeita Francimara por poder representar SFI nesta linda homenagem a profissionais importantes que muito contribuem para que o nosso cinema brasileiro seja cada vez mais produtivo. Sinto-me igualmente feliz em saber que entre os homenageados está a atriz Zezé Motta, que nasceu no município vizinho de Campos dos Goytacazes, agraciada com o Prêmio Dandara pelos seus 55 anos de carreira. Já são mais de 70 filmes no currículo dessa grande mulher”, ressaltou o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, que compôs a mesa da solenidade.

Fotos LEONARDO FERRAZ SECECRJ 7

Além da atriz Zezé Motta, que brilhou nos filmes “Vai Trabalhar, Vagabundo!”, “Xica da Silva”, “Para Viver um Grande Amor” e “Quilombo”, entre tantos outros, foram premiados ainda os produtores cinematográficos Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto, com o Prêmio Heloneida Stuart, e Bruno Wainer com o Prêmio José de Alencar.

A secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, que também prestigiou a solenidade, destacou que a Alerj vem apoiando o segmento, demonstrando animação “em olhar para frente e ver que a cultura vem pautando essa Casa Legislativa, como foi o caso da audiência pública sobre a Lei Paulo Gustavo. Nosso Estado não pode ser conhecido somente por ser vanguardista, temos que realmente trabalhar para que o segmento volte a ser o que era. Por falta de recursos, a gente deixa de fazer coisas novas para manter salas já existentes no interior, por exemplo".

Fotos LEONARDO FERRAZ SECECRJ 8

Durante o evento, a Alerj lançou a Frente Parlamentar de Fomento do Audiovisual visando desenvolver o segmento de audiovisual no Estado do Rio de Janeiro, além de democratizar, interiorizar e promover sua inclusão. A Frente será presidida pelo deputado Munir Neto, tendo ainda na composição os parlamentares Luiz Paulo, Dani Balbi, Dani Monteiro, Martha Rocha e Célia Jordão.

Fotos LEONARDO FERRAZ SECECRJ 1

Confira mais registros: