Festival Literário Energia Para Ler: preparativos são intensificados Destaque

Os preparativos para o Festival Literário Energia Para Ler foram intensificados nesta sexta-feira (25) no pátio da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI). O evento começa na próxima terça-feira (29) e prossegue até quinta-feira (31), com diversas atrações artísticas e culturais.

De acordo com o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), foram concluídas a montagem da estrutura da área central do espaço e o mini palco, onde acontecerão apresentações. Também foram concluídos os estandes, que vão receber venda de livros e exposições de obras de artistas são franciscanos, além de outras partes da programação.

Festival Literário Energia Para Ler ASCOM SFI Wagner Fraga 3

Entre as atividades dos três dias de festival estão o show Savana Pedagógica com o ator e humorista Diogo Almeida e Conexão Jovem com o ator Ricky Tavares e influencers digitais Isadora e Milena. O público poderá interagir ainda com os espaços Espaço Eu Amo Ler, com uma biblioteca composta por mais de cinco mil títulos literários; Espaço Gourmet; e Bebeteca para crianças abaixo de três anos.

— Estamos muito empolgados e animados com esta realização da prefeitura em parceria com a Enel Distribuição Rio, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e a Motivos Produções. Além de recebemos nossos alunos da rede municipal, esperamos toda a população — afirmou o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana.

Festival Literário Energia Para Ler ASCOM SFI Wagner Fraga 1

Confira a programação completa:

Terça-feira (29)

8h – Energia Para Animar (Agitação) (Infantil)

9h – Apresentação Instrumental SMEC (Infantil)

10h – Teatro infantil: Pirlimpimpim, o Sítio é aqui! (Infantil)

11h – Energia Para Brincar (Motivos) (Infantil)

13h – Energia Para Dançar (Motivos) (Infantil)

14h – O circo chegou! (Agitação) (Infantil)

15h30 – Capoeira Gingaê (Livre)

17h – Abertura Solene (professores e fazedores de cultura)

- Intérprete de Libras

- Fala das autoridades

- Homenagem aos patronos

- Apresentação Musical Art Lata

- Premiação do Concurso Luzes da Cidade

Simpósio de Educação e Cultura

Show Savana Pedagógica com Diogo Almeida

Quarta-feira (30)

8h – Energia Para Sorrir (Agitação) (Infantil)

9h – Energia Para Encantar – Viajando nos contos (Infantil)

10h – Teatro Infantil: Chapeuzinho Vermelho (Agitação) (Infantil)

11h – Energia Para Brincar (Motivos) (Livre)

13h – Energia Para Cantar (Motivos) (Livre)

13h30 –Apresentação dos alunos vencedores do Concurso MPT na escola (Livre)

14h – Teatro Infantil: Pinóquio no mundo das palavras (Agitação) (Infantil)

15h – Café Literário com os autores locais (Livre)

17h - Happy Hour Luzes da Cidade com Edivane Santos (Livre)

Quinta-feira (31)

8h – Energia Para Agitar (Agitação) (Infantil)

9h – Energia Para Encantar - Viajando nos contos (Infantil)

10h – Teatro Infantil: O mistério da Floresta (Agitação) distribuição de mudas (Infantil)

11h – Sarau poético (Motivos) (Livre)

13h – Conexão Jovem com Ricky Tavares e influencers digitais Isadora e Milena (Juvenil)

- Apresentação Teatral Companhia de Teatro SFI (Juvenil)

14h30 – Brasil de Canto a Canto com Letícia Soares (Juvenil)

15h30 – Dança de Jongo Comunidade Remanescente Quilombola de Barrinha e Deserto Feliz (Livre)

16h – Happy Hour Luzes da Cidade com Grupo Saideira (Livre)

Mais informações podem ser obtidas através das redes sociais da Motivos Produções (Instagram, Facebook e YouTube), da Prefeitura de SFI e pelo endereço eletrônico www.energiaparaler.com.br.