Departamento de Cultura acompanha visita do Inepac Destaque

O diretor do Departamento de Cultura (Depac) de São Francisco de Itabapoana (SFI), Carlos Salvador, acompanhou nessa terça-feira (15) a visita de representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) ao município.

O primeiro local visitado foi o coreto da praça São Sebastião, na localidade de Barra do Itabapoana, que é o único patrimônio material tombado pelo órgão estadual em SFI.

O espaço foi vistoriado pelo diretor do Departamento de Pesquisa e Documentação do Inepac, Leonardo Alves, e o diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial da instituição, Leon Araújo. Eles conheceram ainda as instalações do Depac, localizadas na área central.

“Aproveitamos a oportunidade e levamos os técnicos do Inepac também até o Barracão de Gargaú, visando iniciar os atos preparatórios para o processo de tombamento do espaço. Pelo valor histórico agregado, a sinalização de ambos foi positiva”, explicou Salvador. Segundo ele, os trabalhos para realizar o requerimento foram iniciados.

De acordo com o Inepac, seu principal objetivo é “preservar o patrimônio cultural fluminense”, sendo o tombamento a forma mais importante neste processo.