SFI promove neste sábado (18) 1º Encontro Municipal dos Fazedores de Cultura Destaque

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana promove neste sábado (18) o 1º Encontro Municipal dos Fazedores de Cultura. Realizado na Câmara Municipal pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), a partir das 9h, o evento visa cadastrar os artistas e espaços culturais locais.

“Através deste cadastro, que já vem acontecendo nacionalmente, vamos viabilizar a aplicação da Lei Aldir Blanc, que prevê o pagamento de auxílio financeiro aos profissionais da área e os espaços responsáveis por manifestações artísticas que foram obrigados a suspender os trabalhos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), afirmou o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana.

O diretor do diretor do Departamento de Cultura (Dpac), Carlos Salvador Júnior, explicou que o cadastramento vai resultar em um mapeamento cultural local, instrumento importante para a construção de políticas públicas de cultura. Segundo ele, através deste processo será gerado o Mapa Cultural de São Francisco de Itabapoana, que é um levantamento colaborativo que permite a gestores, agentes culturais e a todos os cidadãos, conhecer, compartilhar e participar da produção cultural do município.

Podem ser cadastrados, espaços artísticos e culturais, instituições e organizações culturais comunitárias, profissionais de arte e cultura sediados, residentes e domiciliados no Município. São considerados espaços culturais aptos ao cadastro os seguintes: teatros independentes, espaços e grupos folclóricos de cultura popular, música, dança, capoeira, artes, circos, centros culturais, museus comunitários, espaços de comunidades indígenas ou quilombolas, festas populares, artesãos entre outros.

O evento contará com a presença de Assessores da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e a equipe do Dpac.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285
(1 Votar)

Utilidade Pública