SFI inicia projeto “Jovens Astros do Amanhã” Destaque

Através de parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Educação, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) iniciou nessa terça-feira (26) o projeto “Jovens Astros do Amanhã”.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, acompanhou o primeiro dia de atividade em uma das unidades participantes, a Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba. A Escola Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, na área central, também participa do projeto, que é voltado para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

“É uma grande honra ter nossos alunos participando de um projeto que propicia o desenvolvimento do ensino das Ciências Aplicadas. Seguindo o que preconiza a prefeita Francimara Barbosa Lemos, estamos em constante ação para estabelecermos parcerias como essa cujo foco é promover uma educação inovadora. Certamente bons frutos serão colhidos”, afirmou.

Físico no Clube de Astronomia Louis Cruls, de Campos dos Goytacazes, Marcelo Souza também participou da abertura. Ele, que é professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), observou a participação ativa dos estudantes. “Com essa demonstração de interesse e motivação pelos temas abordados, o projeto certamente será um grande sucesso” disse.

Entusiasmadas, as diretoras da unidade escolar, Angélica Pessanha e Delma Paiva, relataram estarem honradas por acompanharem o projeto de perto. “É uma grande oportunidade de aprendizado. Temos certeza que ainda teremos grandes cientistas no nosso município, vindos da escola pública”, Paiva.

“Jovens Astros do Amanhã” - O projeto busca estimular jovens talentos para a Ciência. Os estudantes serão capacitados em Física, Matemática e Astronomia, em programação para desenvolvimento de aplicativos e na elaboração de ilustrações e animações 2D e 3D. A partir destes conhecimentos, eles desenvolverão até outubro de 2022 projetos criativos de exploração da Lua com a utilização e desenvolvimento de novos recursos tecnológicos. Todo o material será desenvolvido em português e inglês.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285