Covid-19: prefeitura adia retorno das aulas presenciais para 9 de março Destaque

Em virtude do aumento de casos do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) adiou o retorno das aulas presenciais da rede municipal de ensino para 9 de março. Escolas particulares e da rede estadual têm autonomia para retornarem na próxima segunda-feira (7).

A medida considera dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)  que apontam que, na última semana, 40% da população são franciscana testaram positivo para a doença.

“Apesar de não registramos casos graves como antes, graças à vacina, estamos nos precavendo, pois um profissional leva, no mínimo, 10 dias afastado do trabalho caso seja infectado”, afirmou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, que apontou outro dado preocupante: a baixa procura pela vacinação infantil.

Conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) o município tem aproximadamente 3.500 pessoas com idade entre 5 e 11 anos, mas somente 321 receberam a primeira dose até quarta-feira (2).

A prefeita ressaltou que, cabe aos pais esta decisão, mas instituições importantes, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria, recomendam a vacina. “Minha filha Maria Fernanda, de nove anos, recebeu nesta semana a dose e não teve nenhuma reação. Eu, como mãe, recomendo aos pais e responsáveis que façam o mesmo para preservar nossas crianças”, disse.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, informou que todos os funcionários da sede da Smec e das unidades escolares serão testados obrigatoriamente no retorno. Além disso, em parceria com a SMS,  a vacinação dos profissionais ocorrerá nas escolas para facilitar e adiantar o processo de imunização, que registra 97% deste público com segunda dose.

“Nosso foco sempre será a educação, mas não podemos deixar de nos preocupar com a saúde. No retorno, distribuiremos kits com álcool e máscara para alunos e profissionais”, destacou, informando que o encontro pedagógico que, aconteceria nos dias três e quatro deste mês, foi transferido para sete e oito de março.

(1 Votar)
Última modificação em Quinta, 03 Fevereiro 2022 11:06