Obras de revitalização da orla de Santa Clara são retomadas Destaque

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, acompanhou na tarde desta sexta-feira (9) os primeiros trabalhos de retomada das obras de revitalização da orla de Santa Clara. O projeto total está orçado em cerca de R$ 8,5 milhões e deve ficar pronto em sete meses.

No momento, os trabalhadores constroem a segunda rampa de acesso à praia, com extensão de 130 metros. Uma terceira ponte, esta com 100 metros, também será construída. O encarregado pela obra explicou que a primeira ponte, com 160 metros, construída em 2015, será vistoriada e passará por reparos, se necessário.

“Não vejo a hora de ver a orla da nossa amada praia de Santa Clara revitalizada. Sem dúvidas, este investimento em parceria com o Governo do Estado será um marco para a nossa cidade em vários aspectos, como lazer, turismo e infraestrutura”, pontuou a prefeita Francimara.

Na próxima segunda-feira (12), uma equipe técnica realizará o trabalho topográfico para a construção dos quiosques — serão quatro duplos com banheiros, todos com acessibilidade e duchas. O terreno no entorno dessas construções serão com decks de madeira, intertravados e gramas.

O projeto, que segue todas as licenças ambientais, conta ainda com um quiosque do Projeto Tamar e espaço com informações turísticas, além de locais específicos para salva-vidas, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar e fraldário. A orla contará ainda com playground, Concha Acústica para eventos e Academia de Ginástica.

A retomada das obras, paralisadas, até então, desde 2015, acontece por meio de convênio entre a prefeitura e a Secretaria de Estados das Cidades (Secid), através do Programa Somando Forças, do Governo do Estado do Rio de Janeiro.