Sema alerta sobre período de reprodução de gambás Destaque

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) tem registrado aumento no número de chamados sobre resgate de filhotes de gambás em áreas residenciais. Segundo o órgão, isso acontece devido ao período de reprodução desta espécie, que costuma ser entre novembro e março.

— É muito comum os filhotes se perderem das mães. Nestes casos, a melhor maneira de salvá-los é colocar o animal em um lugar seguro, dentro de uma caixa, por exemplo, e próximo de onde o encontrou para que a mãe possa reencontrá-lo — explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati. Ela destacou que é importante deixar o filhote fora do alcance de cães e gatos, onde não há luz e protegido da chuva.

Soffiati ressalta a necessidade dessas orientações, pois a Sema não tem condições de receber os filhotes, já que eles necessitam de amamentação. Segundo ela, é preciso ter cuidado ao manuseá-los, visto que ainda estão em desenvolvimento. Além disso, o contato com fezes e urinas deve ser evitado.

“Em caso de dificuldade ou de morte da genitora, a população pode entrar em contato com a Guarda Ambiental através do telefone (22) 9.9892-5175”, finalizou, lembrando que a Lei Federal 9.605/98 considera crime matar esses animais.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285
Última modificação em Quinta, 22 Dezembro 2022 13:39