Prefeita Francimara se reúne com diretores da empresa que vai assumir os serviços de água e esgoto em SFI Destaque

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, acompanhada do vice-prefeito Raliston Souza e de integrantes do seu Governo, recebeu diretores da Empresa Águas do Rio, do Grupo Aegea, que assumirá os serviços de água e esgoto no município em substituição à Cedae. O encontro aconteceu na sexta-feira (20), na Sala de Reuniões da prefeitura, quando foram apresentados alguns investimentos a serem realizados pela empresa em SFI, além da formalização da doação de materiais para auxiliar a vacinação contra a Covid-19.

Pedro Freitas e José Carlos Almeida, diretores da Águas do Rio responsáveis pelas operações nos municípios do interior do Estado, explicaram que a meta da empresa é garantir em 12 anos que 99% da população tenham acesso a água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto. A previsão de investimentos no município em 35 anos é de R$ 173,549 milhões, sendo R$ 44,951 milhões em cinco anos: R$ 7,877 milhões em água e R$ 37,074 milhões em esgoto.

“Estou muito feliz com essa notícia! No início do meu primeiro mandato, em 2017, buscamos emendas parlamentares em Brasília, conseguimos R$ 6 milhões na Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para as obras de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da área central do município e obtivemos a licença ambiental do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), dando o primeiro passo para transformar em realidade o sonho de termos esgoto tratado, o que será um marco na história de SFI”, destacou a prefeita Francimara, sem conter a emoção.

Durante a reunião, a Águas do Rio formalizou a doação para o município de três geladeiras, 20 caixas térmicas com termômetro acoplado e três computadores portáteis (notebooks) objetivando contribuir com a imunização contra a Covid-19.

“Cuidar das pessoas faz parte da essência da nossa empresa. Queremos contribuir com a população viabilizando a campanha de vacinação com a doação desses materiais. Essa é a primeira de muitas ações que vamos desenvolver nas cidades onde iremos atuar”, declarou Freitas.

A prefeita agradeceu a doação ressaltando que “o material doado é essencial e fará toda a diferença no nosso esquema de vacinação, principalmente os computadores, que irão proporcionar mais agilidade na atualização dos dados da nossa cidade”.

A Águas do Rio, a partir da assinatura do contrato de concessão de saneamento com o Governo do Estado, ocorrida no último dia 11, deu início à operação assistida, que é a fase de transferência da gestão para a empresa prevista para durar 180 dias. Neste período, a Cedae permanece totalmente responsável pelos sistemas de distribuição, mas com acompanhamento dos profissionais da Águas do Rio nas atividades.,

(1 Votar)
Última modificação em Sábado, 21 Agosto 2021 09:52