Projeto “Óleo Legal” recebe 22 litros de salgaderia de Praça João Pessoa Destaque

O projeto “Óleo Legal” continua alcançando mais pessoas e estabelecimentos comerciais. Na última sexta-feira (3), a iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) recebeu 22 litros de óleo de cozinha usado.

A coleta foi realizada pelo subsecretário municipal de Meio Ambiente, Manoel Mendes, na salgaderia Nanna – Salgados e Eventos, na localidade de Praça João Pessoa.

— Essa foi a primeira vez que este comércio fez uma doação. Eu e a equipe da Sema ficamos muito satisfeitos em levar esse projeto de conscientização e preservação ambiental para a mais pessoas — disse. Ele informou que o órgão mantem parcerias fixas com lanchonetes de Guaxindiba, Manguinhos e Travessão de Barra.

Projeto Óleo Legal 1

A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, lembrou que o óleo usado deve estar armazenado em garrafa pet, sem adição de água ou restos alimentares. A Sema encaminha o material para uma empresa especializada, que realiza o tratamento do resíduo.

“Além de evitar a contaminação do solo e da água, o projeto melhora os índices de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico. Isso significa mais investimentos em conservação ambiental”, explicou. Ela ressaltou que o doador recebe uma garrafa de detergente a cada dois litros de óleo usado.

A iniciativa, que começou em 2018, recolheu 4.227 litros no ano passado. Atualmente, o município conta com cinco coletores: na Escola Irmãos em Cristo (EIC), na Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), na Escola Municipal Domingos Santos, em Ponto de Cacimbas, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada ao lado do Banco Itaú, e na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba.