Festa do Padroeiro: cantor Tony Allysson se apresentará no dia 31 Destaque

A festa do padroeiro de São Francisco de Itabapoana (SFI) começa no próximo dia 23. Os festejos de São Francisco de Paula contam com o apoio da prefeitura, através de diversos órgãos.

Entre as atrações, está o show do cantor católico Tony Allysson, conhecido nacionalmente por interpretar músicas como “Filho de Davi”, “Soberano”, “Espírito da Verdade” e “Deus de Milagres”. A apresentação será na Praça São Francisco de Paula, em 31 de março, após a missa do último dia do novenário.

Neste ano, a programação religiosa terminará no dia primeiro de abril. O pároco, padre Luciano Gomes, explicou que a celebração do padroeiro acontece em dois de abril, mas foi antecipada devido ao Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa. “Neste período, a alusão aos santos é suspensa para que o santo dos santos, que é Jesus Cristo, seja reverenciado de maneira mais especial e intensa através de sua paixão, morte e ressureição”, esclareceu.

O sacerdote considera que as festividades deste ano serão uma oportunidade para motivar “a retomada da vida e caminhada espirituais dos fieis”, já que as edições anteriores sofreram com restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Para a prefeita Francimara Barbosa Lemos, é muito gratificante celebrar o padroeiro do município.

— Sem dúvidas, a festa de São Francisco de Paula é um dos eventos religiosos mais tradicionais da nossa região. Neste ano, como em todos da minha gestão, a prefeitura apoiará através de diversos órgãos — afirmou.

Padroeiro — Segundo padre Luciano, São Francisco de Paula se inspirou na vida de São Francisco de Assis. “Para viver de forma mais autêntica os ideais franciscanos, ele se retirou do mundo e, por meio de seu exemplo de caminhada, foi considerado guia espiritual por muitos”, contou.

O santo foi responsável por fundar a Ordem dos Mínimos, conhecida por enfatizar a vocação da humildade.

Programação — Serão 11 dias de atividades, que incluem missas, procissão, momentos de louvor, festival de prêmio e corrida ciclística. O cronograma completo será divulgado nos próximos dias.

Última modificação em Terça, 14 Março 2023 14:19