Prefeitura, Ministério da Agricultura e Estado definem ações de enfrentamento à gripe aviária Destaque

A partir da confirmação de casos de gripe aviária (H5N1) em Marataízes, no Espírito Santo, e São João da Barra (SJB), a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) está mobilizada nas ações de enfrentamento à doença, em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e órgãos do Governo do Estado.

Na manhã desta segunda-feira (29), o vice-prefeito, Raliston Souza, se reuniu por videoconferência com representantes dos governos estadual e federal e estabeleceu um plano de ações. Ele estava acompanhado de secretários, assessores e agentes do Núcleo de Defesa Agropecuária (NDA) do Estado.

— Foi um encontro muito produtivo e esclarecedor. Vamos mobilizar nossa equipe para atuação em conjunto e, desta forma, desenvolvermos o trabalho que precisa ser feito. Desde já, contamos com o apoio de toda a população para que, caso encontre uma ave morta, não se aproxime e entre em contato o mais rápido possível com a Guarda Ambiental pelo telefone (22) 9.9892-5175 — alertou Raliston.

O secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, destacou que o tema é uma preocupação da prefeita Francimara Barbosa Lemos e o encontro visou a divisão de tarefas para que a situação seja conduzida adequadamente.

Prefeitura Ministério da Agricultura e Estado definem ações de enfrentamento à gripe aviária ASCOM SFI Wagner Fraga 3

— Com base nesta colaboração entre os órgãos, vamos desenvolver um fluxo contínuo de informações, com monitoramento e materiais educativos — informou.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, uma reunião será marcada nos próximos dias com a empresa Ambipar, responsável pelo Programa de Monitoramento de Praias (PMP) no litoral são franciscano. O objetivo é alinhar um protocolo de fiscalização e recolhimento de carcaças de aves.

— Paralelamente, vamos identificar os locais apropriados para que essas carcaças sejam descartadas, seguindo os protocolos ambientais e sanitários.

A coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola no Estado do Rio de Janeiro, Valquíria Côrtes, parabenizou a iniciativa e preocupação da prefeitura em promover o encontro. Ela informou que a doença conta com focos em SJB, Cabo Frio e na cidade do Rio de Janeiro.

— Essas cidades estão na rota do Atlântico, que é usada para migração dessas aves. Esse engajamento e alinhamento do município são fundamentais para combater a disseminação — destacou.

Prefeitura Ministério da Agricultura e Estado definem ações de enfrentamento à gripe aviária ASCOM SFI Wagner Fraga 1

O alerta também foi ecoado pela chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal no RJ, Ludmila Gaspar, que representou o Mapa. Segundo ela, o contexto envolvendo a gripe aviária é monitorado desde outubro. No último dia 22, o Governo Federal declarou emergência zoossanitária por 180 dias.

— Este decreto visa mobilizar mais atenção para esse caso. O Brasil é o maior produtor e exportador de aves do mundo. Além disso, a H5N1 tem alta capacidade de transmissão e de ser mutável — informou, se colocando à disposição para auxiliar a prefeitura.

O superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes, também ressaltou que, embora não haja confirmação de casos da doença em humanos, a contaminação é possível. Desta forma, também ficou um trabalho em conjunto entre GAM e Secretaria Municipal de Saúde, no que tange o uso de equipamentos de segurança durante o descarte de carcaças de aves, além do monitoramento dos guardas ambientais envolvidos no trabalho.

Outro ponto a ser desenvolvido é o trabalho de conscientização junto a pescadores, moradores de localidades litorâneas e população em geral.

— Caso alguém encontre algum animal fora do bando, desorientado ou morto, se afaste imediatamente e acione a GAM — reforçou o agente do NDA, Claudio Villela.