Prefeitura apoia celebrações de Corpus Christi Destaque

Celebração de “Corpus Christi” em 2022 Celebração de “Corpus Christi” em 2022

Nesta quinta-feira (7), os católicos celebram a solenidade chamada de “Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo”, conhecida popularmente como “Corpus Christi”. Em São Francisco de Itabapoana (SFI), a prefeitura apoia a realização deste tradicional evento religioso.

Na área central, os tapetes serão confeccionados na Praça São Francisco Paula, a partir das primeiras horas da manhã, quando começará a operação da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep) para garantir a segurança dos fiéis e de quem trafega pelo local.

— Agentes e viaturas da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) e da Guarda Civil Municipal (GCM) atuarão durante todo o dia. A prefeita Francimara Barbosa Lemos orienta para que ações como essa sejam desenvolvidas para valorizar as tradições religiosas e culturais do nosso povo — destacou o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Edson Brito.

A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur) também oferecerá suporte ao evento. A prefeita decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na quinta (8) e sexta-feira (9)

De acordo com a Paróquia São Francisco de Paula, serão confeccionados 20 tapetes por pastorais e movimentos da Igreja Matriz e capelas de diversas localidades. Segundo a instituição religiosa, a programação continuará às 18h, com uma procissão em que o Santíssimo Sacramento percorrerá a Avenida Vereador Edenites da Silva Viana. Em seguida, será celebrada uma missa.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) explica que nesta solenidade “os fiéis rendem graças a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor Jesus se dá a nós como alimento de vida eterna”. Os tapetes, conforme esclarece a CNBB, exaltam “a fé na presença real de Jesus Cristo nos Dons Eucarísticos”.

Última modificação em Quarta, 07 Junho 2023 12:10