Porto Central atualiza cronograma do projeto e esclarece dúvidas durante reuniões em SFI Destaque

Objetivando atualizar o cronograma e esclarecer à população os aspectos da Licença de Instalação do Porto Central (Fase 1 do Projeto Global) antes do início das obras, previstas para começarem ainda neste ano, São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu duas Reuniões Preparatórias na quinta-feira (6). Na parte da tarde o encontro ocorreu em Barra do Itabapoana com 51 participantes, e à noite, no Salão Felicitá, no Centro da cidade, com a presença de 68 pessoas. SFI está na Área de Influência Direta (AID) do empreendimento, que será instalado em Presidente Kennedy (ES).

Após a apresentação do projeto portuário foi franqueada a palavra para quem quisesse comentar, esclarecer dúvidas, fazer críticas ou dar sugestões. Estiveram presentes integrantes do Grupo de Trabalho – GT Portos de SFI, secretários, subsecretários e técnicos da prefeitura, vereadores, empresários, ambientalistas, ONGs, Pescarte, Associação Raízes, representantes da sociedade civil e a população, em geral.

A gestora ambiental do Porto Central, Sueli Tonini, agradeceu a atenção dedicada pela administração municipal, ressaltando a participação e atuação especializada do GT Portos de SFI no acompanhamento das atividades do Porto Central.

Reuniões do Porto Centrl 1

Para o secretário-geral do GT Portos, o engenheiro ambiental da prefeitura Léo Coutinho, além de ser uma exigência do Ibama, “as Reuniões Preparatórias do Porto Central são uma etapa fundamental do licenciamento, garantindo a transparência e participação social”.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos, que determinou a criação do GT Portos para acompanhar o projeto, destacou que o município está otimista em relação às perspectivas econômicas favoráveis com a instalação do empreendimento, mas ao mesmo tempo atento aos eventuais impactos ambientais e sociais que podem ser provocados em decorrência das obras e após o início das operações portuárias.

No próximo dia 20, o Ibama vai realizar uma Reunião Pública Geral, às 18h, no Ginásio de Esportes de Jaqueira, em Presidente Kennedy, para prestar mais esclarecimentos sobre o projeto Porto Central e o cronograma das obras da Fase 1, conforme a Licença de Instalação. Haverá participação de representantes dos municípios da AID (além de SFI e Presidente Kennedy, Marataízes/ES) e da (AII) Área de Influência Indireta (Itapemirim/ES; Cachoeiro de Itapemirim/ES e Campos de Goytacazes), com presença também de outras autoridades estaduais e federais.

Reuniões do Porto Centrl 4

(1 Votar)