Prefeitura inicia preparativos para festejos de São Sebastião e Nossa Senhora dos Navegantes Destaque

O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, se reuniu na manhã desta quinta-feira (14) com representantes da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião. O objetivo do encontro foi a preparação para os festejos de São Sebastião, padroeiro de Barra do Itabapoana, e de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira de Guaxindiba.

Realizada na sede da prefeitura, a reunião contou com a presença do secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Júnior Junqueira, o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Manoel Mendes, e os padres Alexandro Matos e Renan Valentim, além de integrantes da comissão de festa da paróquia.

— Em nome da prefeita Francimara Barbosa Lemos, gostaria de mais uma vez externar nosso respeito a todas as denominações religiosas e deixar claro que estamos aqui para apoia-los e abraça-los. Somando forças, vamos levar sempre a mensagem da paz e do amor — afirmou o vice-prefeito. Raliston destacou que as duas festividades integram o calendário oficial de eventos do turismo são franciscano.

Preparativos São Sebastião e Nossa Senhora dos Navegantes 1

O responsável pela SecTur ressaltou a importância de valorizar e apoiar tradições, como é o caso da procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes.

— Seguindo o pedido da prefeita e do vice-prefeito, estamos atentos e empenhados em promover, dentro das nossas possibilidades, festejos de sucesso — disse Júnior, informando que uma visita técnica será realizada nos próximos dias nas duas localidades para definir a logística necessária.

No decorrer do encontro, o pároco, padre Alex, reconheceu e agradeceu o apoio do poder público municipal ao turismo religioso e à cultura local.

— Graças a Deus, temos esta parceria em que conseguimos levar alegria ao nosso povo; Estamos aqui para somar e colaborar. Contem com nossas orações, pois sabemos que a missão dos governantes não é fácil — finalizou o sacerdote.

Preparativos São Sebastião e Nossa Senhora dos Navegantes 3

Festas — Os festejos de São Sebastião começam no dia 10 de janeiro, com o primeiro dia de novenário, sendo encerrados no dia 20, feriado estadual. Já a celebração de Nossa Senhora dos Navegantes está marcada para iniciar no dia 24 janeiro, com a abertura da novena. A programação prossegue até dois de fevereiro.