Sema participa de oficina sobre desenvolvimento sustentável Destaque

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) participou na última terça-feira (25) de uma oficina sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OBS). O evento foi realizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Caruara, em São João da Barra (SJB).

O coordenador de Educação Ambiental da Sema, Léo Coutinho, esteve presente junto com a estagiária, Gioavanna Alves. Ele considera primordial a cooperação entre instituições para promover iniciativas de Educação Ambiental Climática e que contribuam para o desenvolvimento para cidades resilientes e sustentáveis.

Oficina sobre desenvolvimento sustentável Divulgação 3

— A oficina é chamada de “Jornada do desafio dos ODS” e tem como objetivo mobilizar o corpo técnico dos municípios para compartilharem experiências, desafios e boas práticas. A iniciativa visa acelerar a busca de soluções criativas para problemas críticos associados ao alcance dos ODS, além do aprimoramento das políticas locais — explicou.

Também participaram representantes de SJB, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Quissamã e São Fidélis, além do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RIO).

WhatsApp Image 2024 06 27 at 14.13.07

Rio Inclusivo e Sustentável — A oficina integra o projeto “Rio Inclusivo e Sustentável”, que visa promover a resiliência urbana e climática nos municípios fluminenses, fortalecendo as metas da Agenda 2030 da ONU e os princípios da Nova Agenda Urbana.

A iniciativa é uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

WhatsApp Image 2024 06 27 at 14.13.40

Os municípios participantes têm a oportunidade de construir suas propostas a partir de capacitações sobre temas relevantes relacionados a agendas globais de desenvolvimento, metodologias da ONU, casos de sucesso e troca de experiências entre as cidades.

Após a “Jornada do Desafio dos ODS”, será realizado o “Laboratório Virtual”, uma série de encontros virtuais com temáticas relativas aos ODS, mudanças climáticas, resiliência urbana, redução de riscos de desastres e G20, apresentação de casos de sucesso e apoio para a escrita das propostas. Por último, as melhores propostas serão selecionadas por uma banca avaliadora e premiadas durante a programação do G20, que ocorrerá em novembro, na cidade do Rio de Janeiro.