SFI participa das comemorações dos 24 anos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba Destaque

Na última sexta-feira (29), a secretária municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana (SFI), Luciana Soffiati, participou das comemorações dos 24 anos de criação do Parque Nacional da Restinga. O evento foi realizado pela Prefeitura de Carapebus e aconteceu na Estação Cultural da cidade.

“Foi uma honra representar SFI em um evento deste porte, que marca a valorização da fauna e flora regionais”, pontuou Soffiati.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito e vice-prefeito de Carapebus, Bernard Tavares e Marcelo Borginho, respectivamente, além do analista ambiental e chefe do parque nacional, Marcelo Pessanha. Os três citaram a importância do estabelecimento de parcerias para incentivar a visitação e promover a divulgação de informações sobre o parque.

De acordo com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental responsável pelo espaço, o parque abrange Carapebus, Macaé e Quissamã, com cerca de 45km de praias e 18 lagoas costeiras “de rara beleza e de grande interesse ecológico”. Segundo a instituição, o local é um “dos três parques nacionais brasileiros onde é possível observar a coexistência da preservação do ambiente com o desenvolvimento sustentável de uma população de pescadores tradicionais que já pescavam na área mesmo antes de sua criação”.