Capacitação e plantio de mudas no segundo dia da Semana do Meio Ambiente Destaque

No segundo dia da Semana Municipal do Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana (SFI), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) realizou o plantio de mudas na Creche Municipal Rodrigo Barros Gomes, em Guaxindiba. Também nessa terça-feira (7), servidores da Sema participaram de capacitação com a CTA - Serviços em Meio Ambiente, empresa que presta serviços à Petrobras na região e tem um projeto de monitoramento de praias da Bacia de Campos e do Espírito Santo.

Cinco mudas foram plantadas com o auxilio dos alunos da creche. “Plantamos algodão da praia e sibipiruna. Durante o plantio, conversamos com as crianças sobre a importância de cuidar das mudas para garantir o crescimento, promovendo assim, a conscientização sobre a atenção ao meio ambiente como um tudo”, afirmou o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Manoel Mendes.

A secretária da pasta, Luciana Soffiati esclareceu que a Sema oferece orientação para plantio de mudas. O interessado deve comparecer na sede do órgão, localizada na área central, ao lado da agência do banco Itaú. “A partir dos interesses da pessoa, nós orientamos qual espécie é a mais apropriada e de que forma o plantio deve acontecer”, explicou.

Já durante a manhã, servidores da Sema e da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos participaram de capacitação ao atendimento em ocasiões de encalhes de grandes cetáceos, como baleias. O conteúdo foi passado por agentes da empresa CTA como forma de preparação para a temporada de inverno.

Na ocasião, foram apresentadas ações desenvolvidas em eventos deste tipo no Brasil, destacando pontos positivos e oportunidades de melhorias, a fim de definir as estratégias do atendimento em campo e a destinação desses animais.

Foram citadas as temáticas das ocorrências, espécies registradas, possíveis causas dos encalhes, da legislação envolvida e da experiência do CTA no atendimento a esses animais.

Programação — As atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente prosseguem nesta quarta-feira (8) com a visita da equipe do projeto Pró-UCs, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Na quinta-feira (9), a Sema promove palestra e plantio de mudas nativas na Escola Municipal Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves, em Gargaú. Já na sexta-feira (10), acontece limpeza das margens do Rio Itabapoana, em Barra do Itabapoana.

Última modificação em Quarta, 08 Junho 2022 10:00