SFI irá ganhar duas unidades de beneficiamento de pescado através de parceria da Prefeitura com o Pescarte

O secretário de Pesca de São Francisco de Itabapoana (SFI), Alcemir de Souza (Teté), ao lado do subsecretário da pasta, João Francisco Manhães (João da Ótica), participaram de uma reunião online com representantes do Projeto Pescarte, com o objetivo de dar prosseguimento à parceria desenvolvida com o município. O encontro virtual aconteceu na quarta-feira (3), sendo a principal proposta apresentada a instalação de duas unidades de beneficiamento de pescado: uma em Lagoa Feia e outra em Gargaú, com investimentos da ordem de aproximadamente R$ 3 milhões.

Foram passadas as ações previstas da Secretaria de Pesca. Já o Pescarte, apresentou o projeto de beneficiamento. Os recursos estão aprovados pela Petrobras, através do projeto de compensação ambiental (Pescarte).

“Considerei a reunião muito importante para o município. Estamos colocando em prática o que nos solicitou a prefeita Francimara, que é lutar pelos interesses dos nossosReuniao Pescart e Sec Pesca 300x143 trabalhadores da pesca. Vamos receber duas unidades de beneficiamento, através da parceria com o Pescarte, para atender os pescadores. Isso vai aumentar a renda dos nossos profissionais, já que haverá possibilidade de comercializar o pescado por um melhor preço”, destacou Teté.

A bióloga Kissila Rangel, supervisora do Pescarte no município, informou que a instalação em Lagoa Feia está mais adiantada. “Existe um terreno no assentamento que será disponibilizado a partir de autorização do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Já em Gargaú, ainda estamos procurando uma área. As unidades de beneficiamento serão do tipo mista (peixe e camarão) e cada uma delas terá a capacidade de processar uma tonelada de pescado por dia”, revelou.

Na pauta também, a solicitação de reunião com a prefeita Francimara e representantes do Incra, além da pavimentação da Estrada de Lagoa Feia a Travessão, por intermédio de parcerias.

O encontro virtual teve a participação ainda do professor Geraldo Timóteo, coordenador técnico do Pescarte, além do diretor da Secretaria de Pesca Marinel Silva.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285
Última modificação em Quinta, 04 Fevereiro 2021 23:49