Visita técnica define ações para recuperar o cais de Barra do Itabapoana Destaque

Uma visita técnica com a presença da superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Rio de Janeiro, Stella Romanos, além do vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, representando a prefeita Francimara Barbosa Lemos, definiu as ações para a recuperação do cais de Barra do Itabapoana. Inicialmente, será elaborado um projeto pelo engenheiro do Mapa, Carlos Roberto Faria, que realizou a segunda vistoria no local, na última sexta-feira (18).

“Vamos ter que fazer uns três furos de sondagem ao longo dos 120 metros de extensão para sabermos qual será o tipo de fundação para a construção do cais. Estamos dependendo apenas deste resultado para iniciar o trabalho. Acredito que na segunda quinzena de março, caso não haja nenhum contratempo, o projeto esteja concluído e a partir daí começaremos a traçar um cronograma de obras”, informou Faria.

O vice-prefeito destacou a importância do cais para os pescadores da região. “Este problema se arrasta há décadas, impedindo que os barcos de pesca possam atracar no cais e agora está perto de uma solução. Estive com a superintendente do Mapa, no Rio, Stella Romanos, e em nome da prefeita Francimara, iniciamos os entendimentos institucionais para que através de uma parceria com a Prefeitura de SFI a obra possa ser realizada”, ressaltou Raliston.

O secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, revelou que será um trabalho de integração. “A prefeitura já forneceu ao engenheiro do Mapa dados de topografia, além de relatórios técnicos. Teremos a participação importante de secretarias municipais, como por exemplo, Planejamento e Desenvolvimento, através de projetos de humanização e urbanização, e do Meio Ambiente, que vai nos auxiliar para conseguirmos as licenças ambientais necessárias, a fim de iniciar às obras depois da aprovação do projeto e os recursos serem viabilizados”, revelou Enaldo.

Acompanharam ainda a visita técnica o chefe da Divisão de Aquicultura e Pesca da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado, Gilberto Alencar Belo; a chefe de Gabinete da Prefeitura de SFI, Francilea Azeredo; os secretários municipais Alcemir Gomes de Souza, o Teté (Pesca), Jairo Batista (Governo e Relações Institucionais) e subtenente Edson Brito (Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil); o subsecretário de Meio Ambiente, Manoel Mendes, além dos vereadores Alexandre Renato Barrão, Eleno Barreto e Renato Roxinho.