Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Josélia Alves Dias
O domingo da Festa do Padroeiro São Francisco de Paula foi marcado por uma tarde de muita adrenalina com o show de Wheeling na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, no Centro de São Francisco de Itabapoana. O evento, que encantou o público por quase duas horas, trouxe de volta ao município, após 10 anos, a equipe Sem Limites – Wheeling Show.
Com manobras emocionantes sobre motos, como o surfe e a performance do motoqueiro fantasma, os motociclistas agitaram moradores e visitantes, ao uniir emoção e adrenalina. Entre os espectadores, Letícia Rangel, Aguinaldo Rangel e a pequena Ísis Cardoso elogiaram a iniciativa da prefeitura, que, segundo eles, proporcionou um evento diferente para todos.
— A cidade estava precisando de eventos como esse. Antes, precisávamos sair para ver algo assim. A prefeitura está de parabéns pela festa — afirmou Letícia, enquanto a filha se encantava com as acrobacias.
Como sempre, a prefeita Yara Cinthia participou ativamente do evento ao lado da população e, para surpresa de todos, superou seu medo de motos. Durante a apresentação, ela se arriscou em uma manobra na garupa, com o piloto Louro Jhow, emocionando o público presente. "Apesar do medo, eu até que gostei, a adrenalina é muito grande, valeu a experiência", afirmou a prefeita.
Responsável pela equipe, Louro Jhow, expressou gratidão pela interação do público e pela oportunidade proporcionada pela gestão municipal.
— O reconhecimento do público é o maior presente. Agradeço à prefeita Yara Cinthia pela oportunidade e espero voltar em breve — concluiu o motociclista.
A manhã de domingo (30) foi de muito esporte em São Francisco de Itabapoana (SFI). Dentro da programação da Festa do Padroeiro São Francisco de Paula, aconteceu a tradicional Corrida Ciclística, organizada pela prefeitura. A competição reuniu cerca de 70 atletas, de várias cidades e outros estados, que disputaram seis categorias. Além disso, houve ainda as categorias mirim e juvenil.
O circuito foi realizado do portal da entrada da cidade em trechos da Avenida Vereador Edenites da Silva Viana e da RJ 224, onde agentes e viaturas de órgãos do poder público municipal atuaram em vários pontos para garantir a segurança dos ciclistas e dos espectadores.
Alexandre Micheti é de Carangola, cidade de Minas Gerais, e compete em SFI há vários anos. Nesta edição, ele venceu a categoria over 50 e destacou a importância de a municipalidade estimular a prática esportiva, sobretudo entre os mais jovens, e elogiou a estrutura que, para ele, ficou excelente neste ano. “Agradeço à organização, a prefeitura caprichou, e o melhor, não tivemos nenhum problema. SFI está de parabéns”, afirmou.
Com 12 anos, Emanuel Felipe é o bicampeão da categoria infanto-juvenil. Ele observa o crescimento do ciclismo no município, com base no apoio da prefeitura. “Eu tô muito feliz pela vitória e a gente vê que tá crescendo cada vez mais o ciclismo aqui na minha cidade e quero ganhar outros títulos”, disse.
Isabela Cabral, que venceu na Elite Feminino, também elogiou o suporte oferecido pela municipalidade e disse que competições assim, além de contribuir para a divulgação do esporte, incentivam outras mulheres a praticar. Para o campeão na categoria Mountain Bike, Thalles Fernandes, “é sempre bom correr aqui”. “Sempre tem a participação de competidores fortes, o que deixa a competição bem disputada, aí a vitória tem um gostinho melhor”, concluiu.
Um dos responsáveis pela organização, o ciclista são franciscano Wesley Carrielo, citou a tradição da prova e agradeceu o empenho dos órgãos municipais. “Sem a prefeitura, não conseguiríamos fazer. Recebemos atletas de alto nível e isso só faz crescer o nome da porta fora da cidade, e o ciclo dos de São Francisco é forte e essa competição mostrou isso. Estou realmente feliz e mais ainda por essa parceria com a prefeitura, que é tão importante para o nosso esporte”, relatou. Ele venceu na categoria Elite e alcançou o quinto lugar na over 40.
A prefeita acompanhou as baterias e anunciou que, em agosto, o município poderá receber uma competição nacional do ciclismo.
— Se tudo der certo, nós vamos sediar uma etapa nacional federada com diversas categorias. SFI está de portas abertas para receber a todos e não é diferente com os ciclistas. Espero revê-los na próxima competição deste ano. Seguiremos atuando para incentivar a prática esportiva — ressaltou Yara.
Confira o registro de todos os pódios:
Confira a classificação completa:
MTB
1º Thalles
2° Alexandre Cardoso
3º Miguel Ladislau
4º Maycon Terra
5º Fabrício Gomes
Sub 40
1º Thales
2° João Victor
3º Maycon
4º Rafael
5º Izael
Over 50
1º Alexandre Micheti
2° Leandro Falcão
3º Roberwando
4º Neilson
5º Claumir
Over 40
1º Tony
2° Gulherme
3º Deyvison
4º Vinicius
5º Wesley
Elite Feminino
1º Izabela
2° Jurlene
3º Mônica
4º Myrela
5º Thais
Elite
1º Wesley
2° Adalberto
3º Vinicius
4º Thalles
5º Gulherme
Juvenil – Júnior
1º Ricardo
2° Isaque
3º Yago
4º Nicolas
5º João Marcos
Infanto-juvenil
1º Emanuel
2° Leonardo Legali
3º Natan
4º Kaua Kammaskn
A noite deste sábado (29) foi marcada por muita animação na Praça do Centro, onde o cantor Álvaro Nobre subiu ao palco e encantou o público com grandes sucessos. A apresentação trouxe energia contagiante e interação com a plateia, fazendo parte da programação especial organizada pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, em parceria com o SESC e o Ministério do Turismo.
Durante o dia, as festividades também foram recheadas de momentos de fé, celebração e diversão para toda a família. "É gratificante ver nossa cidade reunida em um evento tão completo, que traz cultura, lazer e fé em uma única celebração", afirmou o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto.
"Esse show foi maravilhoso! É emocionante ver nossa cidade tão animada e cheia de vida", comentou Raysa Barreto, que aproveitou a noite ao lado de seus familiares Gabriel Guedes, Leandra Barreto e Jociane Azevedo.
E as festividades seguem! Neste domingo (30), a programação continua com a tão aguardada apresentação da dupla Thaeme e Thiago, prometendo encerrar a celebração com chave de ouro. A expectativa para o show é altíssima e promete lotar a Praça do Centro.
A edição especial do “Sábado da Família” foi uma das atrações de destaque da Festa de São Francisco de Paula deste ano. Realizado no sexto dia do novenário, o evento reuniu crianças e adolescentes na praça central e proporcionou uma tarde de muita diversão e cultura para as famílias. Organizado pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio do Departamento de Cultura, a iniciativa homenageou o Dia do Circo.
Artistas circenses, incluindo mágicos e acrobatas, fizeram apresentações que encantaram o público. Além disso, as crianças puderam desfrutar de algodão-doce, pipoca, brinquedos infláveis, pintura facial e tererê, o que criou um ambiente de muita alegria. A festa foi encerrada com um show do cantor Gustavo Alves.
A prefeita Yara Cinthia marcou presença no evento, interagiu com as crianças e suas famílias, que lotaram a praça, junto com suas famílias. Ela expressou sua satisfação com o sucesso do "Sábado da Família".
— Foi uma tarde muito divertida. Estou muito feliz em ver que a edição deste ano está marcando o resgate das tradicionais festas do padroeiro. É sempre uma alegria ver as famílias reunidas — afirmou.
Confira mais registros:
Na próxima segunda-feira, 31 de março, São Francisco de Itabapoana dará mais um passo importante em direção à promoção da cidadania e da justiça para seus habitantes. Às 10h, será inaugurado o Núcleo de Assistência Judiciária, localizado na Praça João Pessoa, um novo serviço que visa proporcionar apoio jurídico gratuito à população que necessita de orientação e resolução de questões legais.
O núcleo vai proporcionar maior acesso à justiça, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras ou não têm condições de arcar com os custos de um advogado particular. A inauguração representa uma conquista significativa para a cidade, reforçando o compromisso da gestão municipal em oferecer melhores condições de vida para os cidadãos.
A Prefeita Yara Cinthia, que tem trabalhado para expandir o acesso aos direitos básicos da população, convida todos os moradores para prestigiar o evento. “Esse é um marco importante para o nosso município, oferecer à população a oportunidade de resolver questões legais e buscar seus direitos de forma mais acessível e justa”, afirmou a prefeita.
A expectativa é que o núcleo ofereça não apenas assistência jurídica, mas também orientação para aqueles que enfrentam dificuldades no acesso à justiça.
Com a inauguração do Núcleo, São Francisco de Itabapoana dá mais um passo na busca por uma cidade mais justa, acessível e cidadã. O município convida todos os cidadãos a participarem deste momento tão importante para nossa cidade.
Alunos da Escola Municipal Professora Dalria Maria Gomes Macedo, de São Francisco de Itabapoana, participaram nesta sexta (28), do Passaporte Cultural RJ, projeto promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O programa visa democratizar o acesso à cultura, permitindo que estudantes do estado conheçam pontos históricos e culturais de relevância nacional.
Durante a visita, os alunos conheceram marcos importantes como a Praça Tiradentes e o Museu do Flamengo, espaços ricos em história e cultura.
A coordenadora de Cultura da SMECT, Maenilse Silva, ressaltou o impacto positivo dessa ação: "A viagem ao Rio de Janeiro representa um marco na educação cultural de nossos alunos, proporcionando vivências que vão além dos livros, ampliando horizontes e fortalecendo o sentimento de pertencimento", afirmou Maenilse.
O projeto Passaporte Cultural RJ contribui para garantir o acesso à cultura para todos, complementando a formação integral dos alunos de São Francisco de Itabapoana.
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) mais uma vez cumpre seu compromisso com o servidor público, depositando o salário dentro do próprio mês, proporcionando a valorização do profissional. Com o dinheiro na conta, os servidores têm a garantia de que seus direitos são respeitados, o que também beneficia o comércio local, aquecendo a economia do município.
Este pagamento imediato não só valoriza os servidores, mas também impacta positivamente a economia de SFI, já que o comércio local ganha com o aumento da circulação de recursos. E, com a Festa do Padroeiro São Francisco de Paula, o município se prepara para uma movimentação ainda maior no comércio e em diversos setores.
A Prefeitura de SFI reafirma seu compromisso com a transparência, a valorização dos servidores e o fortalecimento da economia local, sempre buscando o bem-estar da população e o desenvolvimento da cidade.
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana está a todo vapor nos preparativos para a festa em honra ao padroeiro São Francisco de Paula, que atrai moradores e turistas todos os anos. A parte religiosa iniciou em 24 de março e, a partir deste sábado (29), começa a programação social, com shows de artistas renomados.
A montagem da estrutura do evento está em ritmo acelerado. A equipe da prefeitura trabalha intensamente para organizar toda a área, com especial atenção à Praça da Matriz, que será o palco principal dos festejos. A local está recebendo manutenção para garantir conforto e segurança ao público.
Além disso, o comércio local se prepara para atender ao aumento de turistas, com bares, restaurantes e lojas ajustando seus estoques para o período festivo.
A programação de shows, marcada para começar no sábado (29), é realizada pela prefeitura, em parceria com o Sesc e o Ministério do Turismo. O cantor sertanejo Álvaro Nobre abre a programação de shows e se apresenta no sábado, dia 29, às 22h30. No domingo, tem a dupla sertaneja Thaeme & Thiago, às 21h30. Na terça, tem Tatiana Carneiro e o Ministério Frutos do Espírito, e na quarta, dia do padroeiro, encerramento da festa, tem a cantora católica Eliana Ribeiro, que promete um momento de celebração de fé e emoção.
A expectativa é que a cidade receba visitantes de toda a região para participar dessa celebração repleta de tradição.
Confira mais imagens:
A Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo de São Francisco de Itabapoana realizou, nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), a recuperação de estradas vicinais nas localidades de São Domingos, Aroeira, Santana, Boa Sorte e Florestinha. A ação visa a atender aos pedidos de produtores rurais, facilitando o acesso as suas propriedades.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Luiz Gonzaga, o serviço está sendo feito em várias localidades do município, nivelando as estradas e levando melhorias para a população.
— Alguns serviços estão sendo feitos nas estradas de acesso às propriedades, e outros chegam a ser dentro das propriedades — informou o secretário.
Encontro com representantes do IPPUC.
São Francisco de Itabapoana (SFI) foi representado no Smart City Expo Curitiba 2025, realizado nos dias 25 e 26 de março, pelo secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Enaldo Barreto. O evento proporcionou diversas oportunidades de negócios e troca de experiências, além das reuniões, aconteceram visitas técnicas voltadas para inovações e parcerias.
— Durante as tratativas com representantes da Embaixada de Israel no Brasil, iniciamos discussões para firmar acordos comerciais envolvendo produtos locais, como o abacaxi. Já temos encontros agendados para dar continuidade a essas negociações — afirmou Enaldo Barreto, que fez parte da comitiva do grupo Líder Norte, coordenada pelo representante do Sebrae, Guilherme Reche.
Reunião com Cleber Calegari e demais representantes da 4 Smart Cloud – Cidades Inteligentes
O secretário também teve a oportunidade de conhecer o Centro de Operações de Curitiba e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, organizações que atuam na segurança pública e no desenvolvimento do Plano Diretor da cidade. Outro momento importante foi o encontro com Joyce Trindade, responsável pela Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher, que se mostrou interessada em conhecer melhor as iniciativas de SFI e compartilhar experiências da sua gestão.
Essa participação de São Francisco de Itabapoana no evento demonstra o compromisso da gestão com o desenvolvimento local e a busca constante por melhorias para a população, por meio da criação de parcerias e novas oportunidades.
Confira mais registros: