ASCOM

ASCOM

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Josélia Alves Dias

Aos 94 anos, Manoel Alves Barreto, conhecido carinhosamente como Manoel Roxinho, faleceu na madrugada desta sexta-feira (12/12) por complicações de insuficiência cardíaca. Ele era pai do vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Renato Roxinho, e estava internado no Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas.

Com uma trajetória marcante na política regional, Manoel foi vereador por quatro mandatos consecutivos, entre 1967 e 1988, sempre pelo MDB/PMDB. Também presidiu a Câmara Municipal de São João da Barra, além de ter exercido o cargo de vice-prefeito, em um período em que São Francisco de Itabapoana ainda era distrito de São João da Barra. Ele deixa cinco filhos e seis netos. 

A prefeita Yara Cinthia decretou luto oficial de três dias e suspendeu o expediente nas repartições públicas a partir das 14h desta sexta, exceto os serviços essenciais que funcionarão normalmente.

— O legado político deixado pelo homenageado, que, ao exercer por diversos mandatos a vereança, atuou com dedicação, ética e compromisso com o bem-estar da população. O Poder Público Municipal, reconhece e respeita o sentimento de dor que envolve a todos os familiares e amigos — destaca o decreto.

O corpo foi velado inicialmente na Igreja Católica de Estreito. Neste momento, a cerimônia acontece na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, onde será realizada uma homenagem. O sepultamento está previsto para às 16h30 no Cemitério Municipal, no Centro da cidade.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de São Francisco de Itabapoana realizou, nesta sexta-feira (12/12), a festa de encerramento das atividades realizadas este ano nos seus 12 polos. O evento aconteceu no polo do Centro, com a participação de cerca de 70 crianças e adolescentes assistidos na unidade e no polo de Gargaú. O Papai Noel fez a alegria da criançada, com a distribuição de presentes.

IMG 2015

Além das crianças assistidas, a festa reuniu parte da equipe de cuidadoras e colaboradores, contando também com a presença da secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues; da coordenadora do SCFV, Carla Abílio; e da pedagoga Michele Ferreira Junqueira, responsável pela equipe de 57 cuidadoras do programa.

IMG 2008

— Nesse momento, estamos festejando o Natal; e nada melhor do que proporcionar acolhimento, integração e alegria. Foi tudo preparado com muito carinho, e tenho certeza de que eles nunca irão esquecer. Nosso olhar é de sempre oferecer o melhor para eles — disse Claudineia Rodrigues.

Antes da distribuição dos presentes, as crianças participaram de atividades e brincadeiras lúdicas e lancharam. Houve, ainda, um momento de agradecimento com orações e louvor.

IMG 1977

Fortalecimento – Segundo a coordenadora do SCFV, Carla Abílio, o objetivo da festa foi além de uma comemoração. “As crianças assistidas são de famílias em situação de vulnerabilidade social que são atendidas pelos Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). O propósito desse trabalho, que é feito todos os dias durante o ano todo, é resgatar essas crianças e adolescentes e dar um encaminhamento”, explicou Carla, informando que, ao completarem 14 e 15 anos, os jovens são encaminhados para os cursos de qualificação profissional do Departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR).

IMG 2019

— O nosso trabalho é criar vínculos da criança com a própria família e com a sociedade através de atividades lúdicas, atividades físicas, artesanato e canto coral. A maioria das crianças têm problemas em casa, passam por algumas dificuldades. Não conseguimos resolver todos esses problemas, mas conseguimos amenizar as consequências dessa vivência e fortalecer os vínculos — explicou a pedagoga Michele Ferreira Junqueira.

IMG 2013

No total, 450 crianças são assistidas em 12 polos em várias localidades do município.

As crianças do projeto “Equoescola” tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (11/12). Elas receberam materiais pedagógicos, em continuidade às ações desenvolvidas ao longo do ano com os alunos atendidos no Aras Galopante, na localidade de Imburi, onde a equipe trabalha equoterapia e musicoterapia. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), atendendo atualmente 49 crianças.

Durante as atividades, as crianças receberam materiais como tapetes sensoriais, elásticos, bolas, caixas de organização e outros objetos utilizados para uso fisioterapêutico. A iniciativa fortalece o trabalho das equipes técnicas e destaca a importância de oferecer recursos adequados para promover autonomia, comunicação e evolução cognitiva desses estudantes.

IMG 3855

Segundo o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, o encontro foi marcado por momentos de afeto, estímulo e desenvolvimento, reforçando o compromisso do município com a educação inclusiva e com o cuidado integral de cada estudante. Na ocasião, também foram entregues alguns certificados aos alunos pela participação no projeto.

— A equoterapia e a musicoterapia têm se mostrado fundamentais no desenvolvimento motor, emocional e social dos alunos, proporcionando experiências que ampliam habilidades e fortalecem vínculos. A entrega dos materiais reafirma a dedicação da gestão em garantir que cada criança receba o suporte necessário para avançar. A ação representa mais um passo no compromisso com a inclusão, no respeito às individualidades e na construção de uma educação que acolhe, transforma e oferece oportunidades para todos — ressaltou o secretário.

 

Com o objetivo de promover e debater a agrobiodiversidade, a localidade de Nova Belém recebe neste sábado (13/12) a Feira de Troca de Sementes e Saberes. A iniciativa será promovida pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A feira vai acontecer na sede da Associação de Moradores e Produtores, com a participação de pesquisadores e alunos da Uenf. Eles vão ministrar aos produtores locais envolvidos na agricultura familiar palestras sobre importância da agrobiodiversidade e dos guardiões de sementes; resgate das sementes tradicionais do município, com resistência a doenças; bioinsumos; e apicultura.

A abertura será com um café da manhã e o encerramento será marcado por um almoço. Haverá, ainda, troca de sementes, doação de mudas e materiais vegetativos resistentes.

Nesta reportagem da série especial de retrospectiva, destacamos as ações da Sala do Trabalhador, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, que teve papel fundamental em 2025 na ampliação da qualificação profissional e na criação de oportunidades para a população.

Ao longo do ano, a Sala do Trabalhador ofertou cerca de 1200 vagas por meio do Balcão de Empregos. A maior parte delas, destinada ao setor offshore, graças a parcerias consolidadas com empresas da área.

curso taifeiro

No comércio local, mais de 200 oportunidades foram disponibilizadas, contribuindo para movimentar a economia e fortalecer a empregabilidade no município.

Uma dessas oportunidades transformou a vida de Charles Romão Oliveira, 23 anos, morador de Gargaú. Após dois meses desempregado, ele ficou sabendo da vaga por meio de parentes e procurou o Balcão.

BALCÃO 1

“Deixei o meu currículo e logo fui chamado. Desde agosto estou trabalhando embarcado na minha área”, contou Charles, reforçando que o serviço dá esperança a quem busca uma recolocação no mercado.

No setor empresarial do município, também foram ofertadas vagas em diversos segmentos: fábricas, postos de combustíveis, restaurantes, bares, hotéis, lojas, supermercados, clínicas médicas e odontológicas, farmácias, instituições financeiras, entre outros. As oportunidades abrangeram todos os níveis de escolaridade e diferentes áreas de atuação, fortalecendo a economia local.

curso taifeiro 01

Segundo a coordendora da Sala do Trabalhador e Empreendedor, Rebeca Guimarães, o volume expressivo de vagas demonstra a confiança das empresas no trabalho realizado pela Prefeitura e o compromisso em aproximar a população das melhores oportunidades do mercado. A meta é ampliar ainda mais as parcerias, fortalecer a empregabilidade local e garantir que cada morador tenha acesso a vagas de trabalho e qualificação profissional.

“Nosso objetivo é facilitar a vida de quem busca uma chance e conectar cada vez mais pessoas às oportunidades certas. O resultado reforça o impacto positivo das ações no município: É gratificante ver que o trabalho está chegando a quem mais precisa.”

No mesmo espaço, funciona também o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, um serviço que representa um grande avanço para o município. Desde sua inauguração, em julho, o PAV já realizou mais de 200 atendimentos, facilitando a vida da população, evitando deslocamentos para outras cidades e garantindo mais agilidade e cidadania. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em trazer serviços importantes para perto do cidadão e modernizar o atendimento público em São Francisco.

selo de ouro

Em 2025, a Sala do Trabalhador também celebrou um marco importante: conquistou pela primeira vez o Selo Ouro do Sebrae.

Palestras, cursos e grandes eventos
Ao longo de 2025, a Sala do Trabalhador promoveu diversas palestras e cursos em parceria com o Sebrae, Porto Central e empresas privadas, ampliando o acesso à capacitação e fortalecendo o empreendedorismo local. Entre os temas trabalhados estiveram recrutamento, fluxo de caixa, precificação, redes sociais para negócios, atendimento ao cliente, produção de vídeos, aumento de vendas, planejamento empresarial e licitações.

CAPA VISITA PORTO CENTRAL

A equipe também marcou presença em eventos estratégicos, como o Summit 2025, no Rio de Janeiro; a Feira de Beleza, em Campos dos Goytacazes; e o Transformar Juntos, em Brasília (DF). Além disso, manteve reuniões com representantes do Porto Central, em Presidente Kennedy (ES), reforçando conexões que preparam o município para novos avanços.

Para 2026, a expectativa é ainda mais positiva: ampliar capacitações, fortalecer parcerias e abrir novas portas para emprego, renda e desenvolvimento. O objetivo é seguir avançando, criando oportunidades reais e construindo um futuro cada vez melhor para São Francisco.

Na próxima reportagem vamos apresentar a 1ª Qualifica São Francisco - um importante evento para promover a qualificação profissional e empregabilidade no município.

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa Nágime Jorge Abílio vai promover, na próxima terça-feira, a partir das 15h, sua festa de Natal. O evento, que marcará o encerramento das atividades em 2026, será realizado no Ginásio Poliesportivo Florecilda Cerqueira Azevedo, em Volta Redonda.

A previsão é de que cerca de 450 assistidos participem da festa, que contará com apresentação de coral dos idosos e funcionários do órgão, além de jantar e apresentação musical de Beto Pit Bull e Luciano dos Teclados.

— Será disponibilizado transporte para todos os idosos cadastrados que participam regularmente das atividades. Aliás, no decorrer deste ano, foram diversas iniciativas como esta, como no Dia das Mães, Festa da Roça e Baile dos Anos 60. Tudo para promover a interação e o bem-estar entre os grupos de assistidos — explicou a coordenadora do Centro, Edinete Neves.

Atualmente, mais de 50 idosos são atendidos por dia no local. O centro atua no treinamento da leitura e interpretação de textos, além de oficinas de colagens, recortes e coloridos com os idosos e o “Projeto ABC”, que trabalha o aperfeiçoamento da leitura e escrita. O espaço também oferece atendimento médico e especialistas, como massoterapeuta, assistente social, e profissional de Educação Física. Os idosos participam, ainda, de tarde dançante, momento de oração, lanches e cuidados com a beleza, através de manicure, cabelereiro e barbeiro.

Para marcar o encerramento das atividades em 2025, os 12 polos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de São Francisco de Itabapoana promovem festas de Natal nesta quinta (11) e sexta-feira (12).

Somente no polo da área central, o evento contará com cerca de 70 crianças e adolescentes. A iniciativa acontece nesta sexta (12), entre 9h e meio-dia, e também contará com atendidos pelo polo de Gargaú. Papai Noel distribuirá presentes, junto com uma programação composta por atividades e brincadeiras lúdicas, além de lanche com cachorro-quente, pipoca, bolo e refrigerante.

— Serão manhãs alegres para coroar todo o trabalho desenvolvido no decorrer deste ano, que também contou com eventos temáticos da primavera, Páscoa, Dia das Crianças, sempre com o foco no desenvolvimento pedagógico. Em todos os 12 polos, são quase 600 crianças e adolescentes entre seis e 14 anos — informou a coordenadora do SCFV, Carla Abílio.

A Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos de São Francisco de Itabapoana iniciou, nesta semana, um mutirão com diversos trabalhos em Gargaú. A prefeita Yara Cinthia visitou a localidade na terça-feira (9) para definir o cronograma de serviços.

3J5A4463

Além de patrolamento em diversas vias, a iniciativa inclui recuperação de trechos da Rua Maximiliano de Andrade. As margens das lagoas de Gargaú e do Comércio recebem trabalhos de roçada. Na praça de Barra Velha, junto com os serviços de limpeza e pintura, acontece a reestruturação do banheiro e da marquise.

— São várias as frentes de trabalho, que incluem trator e caminhão, com o objetivo de garantir a manutenção dos espaços públicos. Após o término das ações em Gargaú, o mutirão de serviços será realizado em Santa Clara — afirmou o secretário municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Roberto Vinagre.

A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep) de São Francisco de Itabapoana promoveu, nesta quarta-feira (10), a aula inaugural do curso de formação de 41 candidatos aprovados no concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM). A prefeita Yara Cinthia participou da abertura, realizada na Câmara Municipal, e destacou a missão do órgão.

— Sejam muito bem-vindos. Desde já, parabenizo por terem chegado até aqui. Que vocês aprendam o máximo possível através deste curso para que possam somar ao nosso município, contribuindo com a segurança da nossa população — afirmou.

CAPA GCM

O curso tem carga horária total de 390 horas. A grade curricular é dividida em nove módulos e aborda diversos temas, como o papel das Guardas Municipais, leis ambientais, procedimentos operacionais, condicionamento físico, técnicas de emergência e conhecimento jurídico. Como é uma etapa de caráter eliminatório, será aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% dos 10 pontos totais, além de ter, no mínimo, 90% de frequência.

PANISSET GCM

De acordo com a comandante da Guarda Civil Municipal, Roberta Panisset, serão dois meses de aulas, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h. "Instrutores capacitados vão promover um curso de excelência, que também incluirá estágio nas ruas, em que será possível transmitir a rotina para este reforço tão necessário para nossa corporação”, disse.

WhatsApp Image 2025 12 10 at 15.03.17

Aprovada em segundo lugar na classificação geral, a candidata Priscila Oliveira destacou a organização do processo convocatório e falou sobre a expectativa para a posse.

— Espero sair daqui com uma base firme para atuar com responsabilidade e eficiência. Acredito que todos os candidatos estarão compromissados em ser um diferencial, atender a população, abraçar quem precisa de ajuda e trabalhar para proporcionar segurança — disse Priscila.

MILSINHO GCM

O secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Milson Mota, também ressaltou a necessidade do aprendizado. Ele lembrou que esta é a terceira turma da história da GCM. “Este aprimoramento é necessário para que vocês possam crescer cada vez mais para servir à população em harmonia com outras forças de segurança, como as polícias Militar e Civil”, destacou.

O trabalho em conjunto foi citado ainda pelo delegado titular da 147ª Delegacia de Polícia Civil, Rodolfo Maravilha. “Esta missão é sagrada e difícil. Vocês serão os olhos e ouvidos do município nas ruas”, afirmou.

Além de secretários e assessores, também participaram o presidente da Câmara, Alexandre Barrão, e os vereadores Nelcimar Júnior, Patrícia Cherene e Sorriso.

DELEGADO GCM

Um simpósio com o tema “As faces do Racismo Religioso no Brasil: Desafios e Perspectivas para a Educação Antirracista e a Efetivação da Cidadania” vai encerrar o curso de Formação em Ensino religioso, ministrado aos professores da rede pública municipal, na próxima segunda-feira (15/12). O evento acontecerá na Câmara de vereadores, às 17h30.

A ideia do evento e da formação é desmistificar o fundamentalismo religioso, ampliando os horizontes para o respeito ao próximo, combatendo todas as formas de preconceito. Cerca de 60 professores fizeram o curso, que teve início em novembro.

Segundo o coordenador de Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), Leonardo Francisco dos Anjos, o simpósio tem ainda um subtópico, que é o papel da educação na desconstrução de preconceitos — formação docente e materiais didáticos como ferramentas de combate à discriminação. “Neste dia, teremos a presença de lideranças de diversos contextos religiosos”, ressaltou o coordenador.

No final de novembro, a SMECT assinou e entregou o Protocolo Antirracista de São Francisco de Itabapoana. O protocolo é resultado de um trabalho realizado em sala de aula com a temática sobre o racismo, definições, tipos de racismo e letramento racial, após a adesão da secretaria à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), no início do ano.

A política do Ministério da Educação busca combater o racismo e as desigualdades étnico-raciais na educação brasileira, além de promover a educação para as comunidades quilombolas.

Página 1 de 162
© 2025 PMSFI Todos os direitos reservados. Desenvolvido por CPD - SFI