Ascom SFI

Ascom SFI

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Diego Gomes Santos

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur), preparou uma queima de fogos nas principais praias do município para marcar a virada do ano. A expectativa é de que SFI receba milhares de turistas para saudar a chegada de 2025.

A tradicional queima de fogos será realizada nas seguintes praias: Santa Clara, Guaxindiba, Gargaú, Manguinhos, Sonhos, Sossego e Barra do Itabapoana.

Réveillon Ronaldo Brum 1

Na terça-feira (31), véspera do Réveillon, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais, exceto nos órgãos que prestam serviços públicos considerados essenciais à população.

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), por intermédio dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), Grupamento Ambiental (GAM), Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) e Departamento de Postura, prestará apoio com ações próprias e em conjunto com órgãos do Governo do Estado. O objetivo é garantir a fluidez dos veículos e a segurança dos moradores e milhares de turistas que visitarem o município neste período.

A 26ª edição da Volta Ciclística a São Francisco de Itabapoana (SFI) aconteceu no domingo (22), sendo considerada um sucesso pelos organizadores. O evento teve o apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com premiação de R$ 8 mil em dinheiro divididos por todas as categorias adultas, além de troféu do 1º ao 5º lugar.

A tradicional competição atraiu um grande número de atletas e envolveu as seguintes categorias: Geral, Sub 40, Over 40, Over 50 e Geral Feminino. Houve Café da Manhã para os participantes, com largada controlada, às 7h30, do Ginásio Poliesportivo Florecilda Cerqueira Azevedo, em Volta Redonda, até o ponto da prova, em Buena.

O presidente da equipe Team Master de ciclismo de SFI, organizadora do evento, Wesley Carrielo, que chegou em 3º lugar na categoria Geral Elite, vencida por Adalberto Barreto e tendo Vinicius Mendesa como vice-campeão da prova, ressaltou que a 26ª edição da Volta Ciclística fecha o calendário de competições do ano.

“Conseguir terminar na 3ª posição é um grande resultado para mim. A cada ano venho melhorando minha participação nessa prova que é tradicional e sem contar o resultado sensacional de todos atletas da Team Master. Quero agradecer a Deus por todas as conquistas de 2024, não só nas provas, mas também fora dela, por cada amizade conquistada, por cada livramento, por toda proteção”, destacou Carriello, acrescentando:

“Agradeço à minha esposa Eliana e ao meu filho Bernardo pelo apoio de sempre, porque sem a família, nada disso seria possível. Gratidão ainda à prefeita Francimara Barbosa Lemos pelo apoio a mais esse evento e por tudo que vem fazendo pelo esporte. Seremos sempre gratos por toda diferença que a prefeita fez nos apoiando. Agradecimento também aos patrocinadores e apoiadores da equipe Team Master de SFI”.

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, homologou o resultado final do concurso público para a prefeitura, que ofereceu 519 vagas em diversos cargos. O concurso, sob a responsabilidade do Ibam, tem validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação, ocorrida no último dia 23 (Dário Oficial nº 2058 - Edição Extra), podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, por ato da chefe do Executivo.

“Há mais de 16 anos que não era realizado concurso público para a prefeitura. O último aconteceu em 2008, mas os candidatos somente foram chamados em 2012, na gestão do prefeito Frederico Barbosa Lemos. Estamos cumprindo mais um compromisso assumido com a população constante no nosso Plano de Governo”, comemorou Francimara, acrescentando:

“Desejo muito sucesso a todos os aprovados, que a partir do chamamento, terão a segurança proporcionada aos funcionários concursados. Parabéns a todos os envolvidos neste processo, principalmente ao secretário de Administração, José Manoel Mól, e ao subsecretário da pasta, Igor Leal; e à Procuradoria Geral do Município, através do procurador Dr. Jules Rimet e do Dr. João Paulo Granja”.

O concurso teve três editais distintos. O Edital 01 ofereceu 263 vagas em 61 cargos para os níveis Fundamental Completo, Fundamental Incompleto e Superior e teve um total de 9.231 inscritos.

(Resultado Final no link a seguir - https://www.ibam-concursos.org.br/documento.asp?cod=266&t=2)

 

Já o Edital 02 atraiu 6.300 candidatos, que disputaram 196 vagas em cargos de Ensino Médio completo/Curso Técnico de Nível Médio e Formação em Magistério de Nível Médio, sendo 183 de livre concorrência com 6185 inscritos, e 13 reservadas a pessoas com deficiência (PCD) com 115 inscritos.

(Resultado Final no link a seguir - https://www.ibam-concursos.org.br/documento.asp?cod=267&t=2)

 

O Edital 03 foi destinado à Guarda Civil Municipal (GCM) com 60 vagas, sendo 57 de livre concorrência e 1359 inscritos, e três para PCD e 41 inscritos.

(Resultado Final no link a seguir - https://www.ibam-concursos.org.br/documento.asp?cod=268&t=2) O secretário de Administração explicou que o Edital 02 teve homologação parcial, faltando apenas o cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito, já que alguns candidatos ganharam no recurso da Prova de Aptidão Física.

“O Edital 03, da GCM, também teve recursos na mesma prova e a homologação deste será realizada posteriormente, juntamente com a do cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito do Edital 02”, informou Mól.

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, e o marido dela, o ex-prefeito e suplente de deputado estadual Frederico Barbosa Lemos, foram homenageados no dia da última sessão ordinária do ano da Câmara Municipal, na quinta-feira (19). Com o plenário completamente lotado, os vereadores aproveitaram o tema livre para os discursos de agradecimento pelo fim de ano e da atual legislatura, iniciada em 2021.

Francimara recebeu “Moção de Aplausos” proposta e assinada pelos 10 vereadores da base “pelos excelentes trabalhos desenvolvidos à frente da direção do município”. Já Frederico ganhou “Moção de Felicitação” pela passagem do aniversário dele, celebrado em 29 de fevereiro, apresentada pelos vereadores Milsinho e Leandro Babão.

Outras pessoas também foram agraciadas com moções. Muito emocionada, Francimara agradeceu a todos os integrantes de sua equipe que a ajudaram a governar o município nos dois mandatos à frente da prefeitura, além dos vereadores da base, ressaltando o respeito à independência dos Poderes, mas que trabalharam em clima harmonioso e sempre votaram a favor das matérias de interesse da população e do município.

“Chego ao fim do meu segundo mandato com a certeza do dever cumprido! Sei que não realizei tudo o que desejava para a nossa cidade, mas tenho plena consciência de que coloquei SFI num patamar de destaque regional, estadual e em algumas vezes até nacional! Mas vamos continuar crescendo a partir de 1º de janeiro de 2025 com Yara e Roxinho na prefeitura dando continuidade ao nosso trabalho e implementando também novas ações”, revelou a prefeita, acrescentando:

“Aproveito a oportunidade para agradecer ao povo de São Francisco por acreditar na chapa indicada por mim e apoiada pelo nosso grupo, dando a vitória nas urnas a Yara e Roxinho! Desejo boa sorte aos dois e também aos 13 vereadores. Peço desculpas à população não vezes em que errei. Errar é humano e sempre procurei aprender com os meus erros para não cometer as mesmas falhas. Obrigada, do fundo do meu coração, à população de SFI por tudo!”, agradeceu Francimara, acompanhada do marido Frederico e da filha do casal Maria Fernanda e do afilhado e filho do coração Gugu Neném.

Yara despediu-se do terceiro mandato de vereadora agradecendo primeiro a Deus e depois a todos os vereadores pela contribuição para o crescimento dela e para o trabalho que realizaram juntos em prol da cidade, e ainda aos servidores da Casa Legislativa por toda dedicação e carinho.

“Agradeço à prefeita Francimara, essa pessoa que eu tenho orgulho e me emociono quando falo, porque lá em 2016, quando ninguém acreditava, começamos a caminhar juntas e hoje aqui estamos. Então a senhora, com certeza, vai deixar a sua história com tudo o que fez para o crescimento desse município, junto COM a sua equipe, muitas pessoas que muito contribuíram. Externo a minha gratidão por ter sido indicada pela senhora, caso contrário, não estaria hoje eleita prefeita”, afirmou Yara, acrescentando:

“Agora, o coração transborda esperança e responsabilidade ao me preparar para assumir, junto com nosso vice-prefeito Renato Roxinho, a partir de 1º de janeiro, uma nova missão: ser prefeita da nossa cidade. Sei dos desafios que estão por vir, mas também sei da força e da fé que me acompanham.

Agradeço a Deus, à minha família e a todos vocês que confiaram e confiam no meu trabalho”, revelou a prefeita eleita.

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEC), está buscando uma parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), objetivando oferecer cursos profissionalizantes gratuitos para os alunos da rede municipal de ensino.

O assunto foi abordado durante recente reunião na Escola Modelo Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, no Centro. A secretária da SMEC, Marcely Barreto, esteve reunida com os representantes do IFF, Allysson Tavares e Marcia Monteiro, junto à coordenadora geral dos Anos Finais, Leidiana Alves. Participaram ainda o diretor da Escola Modelo, Dirceu Ribeiro Ramos, e o diretor do departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR), José Augusto Silva.

Durante o encontro, o grupo discutiu várias categorias de cursos para serem analisados, a fim de que sejam definidos os que atenderem melhor as necessidades de demanda do município. Após a reunião, a secretária conduziu os participantes até a sede da Padaria Escola, em Valão Seco, para apresentar o prédio e a estrutura à equipe técnica do IFF.

“A nossa gestão busca incansavelmente gerar oportunidades de qualificação para os alunos. Fechar uma parceria com uma instituição renomada como o IFF será uma grande conquista para os nossos estudantes. Concluir o ensino e qualificar profissionais são ações que abrem portas para o mercado de trabalho e incentivam o aluno a dar continuidade em seus estudos”, destacou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Marcely ressaltou que, desde o início da gestão da prefeita Francimara, em 2017, a SMEC tem estreitado laços com o IFF, e de 2021 até os dias atuais, as duas instituições trabalharam juntas firmemente em uma série de projetos, que proporcionaram inúmeros benefícios para o município.

No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na cidade do Rio de Janeiro, aconteceu a reunião com o tema “Preparação para Chuvas de Verão”. O encontro, ocorrido nesta quarta-feira (18), é uma realização da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e contou com a presença do secretário da pasta, coronel Tarcísio Sales, além de representantes das Defesas Civis dos municípios fluminenses, incluindo São Francisco de Itabapoana (SFI).

O diretor do Departamento de Defesa Civil Municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), tenente bombeiro militar RR José Ricardo, e o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, representaram SFI no encontro, que abordou as possíveis chuvas de verão e os desafios que as cidades podem enfrentar.

O Sedec-RJ apresentou o passo a passo para a gestão de desastres, além dos protocolos de alerta e alarme que devem ser adotados pelos municípios, a fim de garantir a segurança dos moradores.

No evento foi entregue oficialmente o Caderno de Recomendação aos Prefeitos, documento classificado pela Sedec-RJ como “essencial para a preparação e atuação diante de eventuais emergências climáticas”.

“Classifico a reunião como muito importante, já que recebemos orientações a respeito de como o Município deve proceder em situações adversas provocadas pelas possíveis chuvas de verão. A Defesa Civil Municipal mais qualificada proporciona uma equipe mais preparada tanto nas ações de prevenção como também em eventuais respostas caso tenhamos desastres climáticos em nossa cidade”, declarou o tenente bombeiro militar RR José Ricardo.

Devido à proximidade do Natal, que será comemorado na quarta-feira (25), o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Francisco de Itabapoana (Procon-SFI) está com algumas dicas para os consumidores do município evitarem problemas futuros. Neste período de festas de fim de ano com a correria para as compras natalinas, é preciso ficar atento em tudo, inclusive nas ofertas, promoções e descontos.

“Inicialmente é muito importante sempre exigir a nota fiscal de produtos e serviços, pois o documento é indispensável para caso o consumidor necessite fazer qualquer tipo de reclamação posterior, tanto no Procon como na via judicial”, ressaltou a coordenadora do Procon-SFI, Gilda Quintanilha.

O Procon/SFI elaborou uma série de recomendações para orientar os consumidores antes, durante e depois das compras:

• Realizar pesquisa de preços antes de comprar;

• Na aquisição de produtos eletrônicos fazer o teste do equipamento no próprio local de compra para prevenir futuros transtornos;

• Evitar compras impulsivas e quase sempre desnecessárias;

• Em caso de divergência de preços para o mesmo produto no estabelecimento, o consumidor sempre terá o direito de pagar o menor valor; • Não deixar as compras para a última hora;

• Antes de realizar o fechamento da compra, analisar com clareza as condições de pagamentos, como PIX, cartões de crédito e de débito, cheques e outros;

• Compras a prazo, analisar as taxas entre as financeiras, assegurando o direito à informação completa sobre juros, número e valor das parcelas;

• Verificar os preços exigindo transparência nas vitrines, com exposição clara do preço à vista e total a prazo, incluindo taxas de juros mensal e anual;

• Perguntar sobre a política de troca estabelecida pelos estabelecimentos antes da compra, tendo em vista que o vendedor não é obrigado a trocar, caso o produto não apresente defeito;

• Exercer o direito de arrependimento, sem necessidade de justificativa, em até sete dias, quando a aquisição do produto se der fora de estabelecimentos físicos, como, por exemplo: em lojas virtuais, televendas, em domicílio, por catálogo e outros, de acordo com o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC);

• Ao receber mercadorias em domicílio, se possível, procure abrir na frente do entregador e registrar o prazo de entrega na nota fiscal, que sempre deve ser exigida, independentemente da escolha, sendo um documento de suma importância em caso de garantia;

• Preferir lojas conhecidas no comércio (renomadas) para garantir segurança;

• No caso de problemas com produtos, e ou serviços, recorrer aos prazos previstos no CDC, que estabelece prazos específicos;

• Em caso de defeito de fabricação, o prazo para troca é de 30 dias para bens não duráveis (produtos de consumo imediato ou consumidos pouco tempo após a compra) e 90 dias para bens duráveis (que só deterioram-se ou perdem a utilidade com o uso persistente ou o largo período de tempo); O órgão de defesa do consumidor também preparou dicas específicas para quem vai comprar através da Internet:

• Desconfiar de preços muito abaixo do praticado no mercado;

• Verificar detalhadamente o endereço eletrônico do estabelecimento;

• Obter informações sobre o fornecedor, incluindo endereço, atividades e meios de comunicação;

• Verificar o CNPJ da empresa e se há reclamações anteriores (no Google, por exemplo);

• Evitar compras de perfis sem CNPJ ou endereço virtual;

• Não compartilhar dados como CPF, RG e de cartões quando tiver qualquer desconfiança;

• Não acreditar em ofertas duvidosas enviadas por mensagens de aplicativos, redes sociais ou e-mails;

• Não clicar em links suspeitos;

• Em sites não oficiais, não preencher dados pessoais;

• Baixar aplicativos apenas de lojas conhecidas;

• Ficar atento aos indícios de fraudes, principalmente nesse período de festas;

• Utilizar antivírus em dispositivos eletrônicos;

• Analisar, no ato da compra, o prazo de entrega, condições e se há pagamento de frete. “É sempre importante, na hora do pagamento, imprimir ou salvar os comprovantes da transação realizada, porque posteriormente podem ser necessárias para utilizar em reclamações junto ao Procon ou até mesmo em eventuais ações judiciais. Para evitar surpresas desagradáveis é prudente seguir os cuidados e as orientações do Procon”, reforçou Gilda Quintanilha.

“Em caso de dúvidas ou para realizar uma denúncia ou reclamação no Procon-SFI, o consumidor pode comparecer à sede do órgão, no Terminal Rodoviário Manoel Carlos da Silva, na área central, em frente à sede da Prefeitura de SFI, ou ligar para o telefone (22) 99797-8909, com atendimento de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h, e ainda pelo e-mail procon@pmsfi.rj.gov.br”, finalizou a diretora do órgão.

A prefeita eleita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Yara Cinthia (SD), e o vice-prefeito eleito, Renato Roxinho (Republicanos), foram diplomados no Tribunal do Júri do Fórum do município, na tarde de terça-feira (17). Também receberam os respectivos diplomas os 13 vereadores eleitos.

O juiz titular da 130ª Zona Eleitoral de SFI, Paulo Maurício Simão Filho, presidiu a cerimônia de diplomação, ato oficial que torna apto o(a) candidato(a) eleito(a) a tomar posse do cargo para o período de 2025/2028, a partir do próximo dia 1° de janeiro.

Estiveram presentes a atual prefeita, Francimara Barbosa Lemos (SD), o promotor eleitoral Sérgio Ricardo Fernandes Fonseca, o chefe do Cartório Eleitoral do município, Jorge Louback, entre outras autoridades, além de familiares dos diplomados.

“A cerimônia da diplomação traduz a festa da democracia. A diplomação é o ato solene que vai conferir e atestar a validade de cada um dos mandatos eletivos que foram outorgados pela população aos senhores que serão diplomados”, ressaltou o juiz eleitoral Paulo Maurício.

A prefeita eleita revelou que segurar o diploma era sentir o peso da responsabilidade e a força da confiança que cada eleitor depositou votando nela. “Hoje, fui diplomada prefeita de SFI, mas este diploma representa o sonho e a esperança de todos nós, que acreditamos no futuro do nosso município. Com o coração transbordando de gratidão e fé, reafirmo meu compromisso de trabalhar incansavelmente por cada cidadão. Vamos juntos!”, declarou Yara Cinthia.

Já Francimara fez um balanço positivo dos seus quase oito anos à frente da Prefeitura de SFI. “Tive um desafio muito grande, mas tenho certeza de que correspondi à expectativa do povo. Prova disso é a minha eleição, seguida da reeleição e finalizando elegendo a minha sucessora. A maioria da população aprovou o trabalho realizado pelo meu Governo e agora, a partir de janeiro, a prefeita eleita Yara Cinthia vai dar continuidade, mas também implantando o seu plano de Governo, incluindo também novas ações”, destacou Francimara.

 

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), divulgou o resultado preliminar e da habilitação dos chamamentos públicos 002/2024 (Pessoa Física) e 003/2024 (Pessoa Jurídica) da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O objetivo é contemplar projetos culturais do município.

Os resultados estão disponibilizados no Diário Oficial nº 2047, publicado na segunda-feira (9), e podem ser acessados no site da prefeitura (www.pmsfi.rj.gov.br). Os recursos foram interpostos nos dias 10 e 11, cujas análises acontecem nesta quinta-feira (12), e o resultado final será divulgado na sexta-feira (13).

O Edital 002 teve 74 inscrições e contemplará 25 agentes culturais pessoas físicas em projetos de linguagens diversas, como artesanato, dança, teatro, música e vídeo, entre outros. Já o Edital 003, com 17 inscrições, está dividido em três categorias: “A” - Feiras e Festivais com três vagas; “B” - Blocos, Arraiás e Festas Populares com 13 vagas; “C” - Publicação Literária com uma vaga.

"Este é mais um grande passo na valorização da cultura genuinamente de SFI. A gestão da prefeita Francimara Barbosa Lemos veio para mostrar que trabalha por todos os setores da sociedade até o último dia", enfatizou a secretária da SMEC, Marcely Barreto.

São Francisco de Itabapoana (SFI) está perto de ganhar um curso de graduação em Turismo. A informação é do secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur), Júnior Junqueira, ressaltando que a pasta está nas tratativas finais com a Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI RJ).

“Todos os pedidos foram encaminhados ao reitor da UniRio (Universidade Federal do Estado) objetivando trazer o polo de Cederj para SFI com o curso de graduação em Turismo, com sinalização positiva do órgão, já que existe um interesse acadêmico para a implantação. Será o único município na Região da Costa Doce a fornecer a graduação nesta disciplina”, ressaltou Junqueira, acrescentando:

“Estamos apenas aguardando o parecer final do Cederj junto ao seu conselho sobre a viabilização. Será mais uma grande conquista para o Turismo de SFI”, comemorou o secretário da pasta.

O curso de graduação em Turismo é uma formação de nível superior que prepara os alunos para trabalhar na área de planejamento, organização e promoção de viagens, eventos e destinos turísticos.

Página 1 de 208
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.