Hospital Municipal Manoel Carola recebe mamógrafo digital Destaque

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, acompanhou na manhã desta quarta-feira (17) a chegada do mamógrafo digital para o Centro de Diagnóstico do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas. O investimento foi de R$ 930 mil, por meio de recursos próprios.

“Como paciente oncológica, sei da importância de um equipamento de última geração como esse. Com muita emoção, vivencio mais este sonho se tornando realidade para o desenvolvimento da saúde de nosso município”, afirmou a prefeita.

Citando outras realizações no HMMC, como a reabertura do centro cirúrgico e da emergência, Francimara pontuou que “isso tudo evidencia a responsabilidade e o compromisso com o dinheiro público”. Ela estava acompanhada do vice-prefeito Raliston Souza, além de secretários, assessores e vereadores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o mamógrafo conta com acessibilidade, facilitando a realização de exames em cadeirantes e pessoas com nanismo. Para o secretário da pasta, Sebastião Campista, a aquisição é histórica. Segundo ele, os procedimentos de instalação devem terminar em 25 dias, quando os primeiros exames serão realizados.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Yara Cinthia destacou que, com o mamógrafo no HMMC, os munícipes não precisarão se deslocar para outras cidades para realizar o exame. “Em nome das mulheres são franciscanas, agradeço a prefeita Francimara por essa realização. A partir dos inúmeros investimentos realizados nos últimos anos, podemos dizer que SFI possui sim um hospital”, finalizou.