Na comemoração dos cinco anos do Nuprapac, prefeita anuncia novidades Destaque

Em agosto de 2017, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, inaugurou o Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac). Cinco anos depois, o órgão ultrapassou a marca de 5 mil atendimentos.

Na manhã desta quinta-feira (25), a prefeita Francimara participou de café da manhã em comemoração à data. O vice-prefeito Raliston Souza também esteve presente, junto com secretários e vereadores.

Aos pacientes presentes e à equipe interdisciplinar do Nupracac, a prefeita anunciou que o espaço passará a contar com uma fisioterapeuta especializada em oncologia. Francimara lembrou que a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento está finalizando o projeto para a construção da sede própria.

“Através da dor do meu câncer de mama, que foi muito difícil de enfrentar, surgiu o Nuprapac, que é custeado com os recursos próprios do município”, afirmou, pontuando que “não basta ser gestor, tem que se colocar no lugar do outro” para identificar as demandas da população.

Raliston, por sua vez, citou que o órgão oferece uma gama de serviços com uma equipe composta por oncologista clínica, enfermeira oncológica, urologista, nutricionista e assistente social. Ele considera essa assistência com um dos principais legados da atual gestão, que evidencia que “o município sabe cuidar das pessoas”.

A oncologista responsável pelo Nuprapac, Elizabeth Uhl, pontuou sobre as diversas conquistas no decorrer dos cinco anos, como o veículo 0km para facilitar o deslocamento dos pacientes e o Programa de Cessação de Tabagismo, que segue as diretrizes do Ministério da Saúde.

“Em quase trinco anos de formada, posso dizer que é difícil implantar um projeto baseado na técnica, como aconteceu aqui em SFI, onde fazemos um trabalho digno e resolutivo. A pessoa que entra aqui é tratada com técnica, dignidade e empatia”, disse. Ela também destacou que, além do tratamento, o Nuprapac desenvolve ações de prevenção.

Paralelamente, a enfermeira oncológica, Virgínia Correa, relatou a articulação feita, por meio do órgão, entre instituições públicas e privadas para que o paciente seja bem conduzido em todas as etapas do tratamento.

Já o vereador Alexandre Barrão representou a Câmara Municipal e disse que é uma data para comemorar, pois o Nuprapac veio “para somar e facilitar à assistência prestada”.

Também presente, o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, observou que o atendimento humanizado oferecido pela equipe do órgão mostra que “não basta somente realizar, mas a forma como se realiza também importa”. Ele lembrou que, na semana passada, o Hospital Municipal Manoel Carola recebeu um mamógrafo digital, outro investimento para também auxiliar o Nuprapac.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285
Última modificação em Quinta, 25 Agosto 2022 15:08

Utilidade Pública