Caminhada Rosa para marcar a importância do combate ao câncer de mama Destaque

O Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (NUPRAPAC), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana (SFI), vai promover a Caminhada Rosa, no próximo dia 20, às 8h30. O objetivo do evento, que faz parte da programação do Outubro Rosa, é conscientizar e mobilizar todos para importância da prevenção ao câncer de mama.

“Este tipo de câncer é o mais incidente nas mulheres com 66.280 casos por ano, desconsiderando o câncer de pele, que é o mais comum entre mulheres e homens em todo mundo, inclusive no Brasil. A concentração será em frente à sede do NUPRAPAC (Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 180, no Centro) e estamos convidando a todos para que venham de camisa rosa e bandeiras com a mesma cor, sendo a segunda opção a camisa branca”, solicitou a coordenadora do NUPRAPAC, a oncologista clínica Elizabeth Uhl.

Haverá um Fusca Temático (rosa) à frente da caminhada, além de carros de som tocando músicas e informando dicas de saúde para animar e deixar o trajeto mais agradável até a Praça da Igreja Matriz, também no Centro. No local, equipes da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) oferecerão serviços de manicure e design de sobrancelhas.

A programação consta ainda de apresentação da tradicional Escola de Dança Ronaldo Vasconcelos de Campos dos Goytacazes, corte de cabelo para doação com a Pink Blue, aferição de pressão arterial e do nível de glicose com a equipe da SMS e muita animação com as bandeiras.

“Nossa equipe do NUPRAPAC convida todos os nossos pacientes, familiares e amigos. Pedimos à população, aos comerciantes e funcionários, enfim, todo mundo, sem distinção, que participe. Divulgar informações de qualidade é nossa responsabilidade. O combate ao sedentarismo e à obesidade são fatores importantes no combate ao câncer de mama. Cuidar de você deve ser sua maior prioridade: faça seus exames!”, ressaltou Elizabeth Uhl.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos reforçou o convite. “Vem com a gente, venha com o NUPRAPAC, a SMS e os demais órgãos da Prefeitura de SFI que participam deste importante evento. No último dia 4 teve início a operação do mamógrafo digital de última geração no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC) com o mutirão de exames de mamografia. Estamos fazendo a nossa parte, mas é necessário que todos colaborem e participar da Caminhada Rosa vai reforçar ainda mais a importância das ações para combater o câncer de mama”, finalizou a prefeita.