Prefeita anuncia reforma da UBS de Guaxindiba e entrega carro 0km para ESF Destaque

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana (SFI), será reforma e ampliada. A ordem de serviço para execução das obras foi assinada pela prefeita Francimara Barbosa Lemos na manhã de segunda-feira (28). Na ocasião, ela também entregou um veículo 0 km — modelo Onix — para o polo de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

“Além de aprimorar o atendimento, haja vista o crescimento da demanda, vamos dar maior comodidade aos usuários e funcionários. Vamos contribuir desta forma, para melhorar a assistência do setor de Saúde do nosso município”, afirmou a prefeita, que estava acompanhada de secretários, assessores e vereadores. Ela relatou a excelência do serviço prestado pelo Hospital Municipal Manoel Carola, quando foi diagnosticada com diverticulite aguda no início do mês.

UBS Guaxindiba ASCOM SFI Wagner Fraga 13

O investimento no espaço será de R$ 446.804,87, por meio de recursos próprios. A previsão de entrega é 10 meses. De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira, unidade será ampliada em 298 m², totalizando 547,79 m² de área construída.

“A UBS contará com consultório odontológico, sala de curativo, sala de inalação e repouso, consultórios médicos, área de espera, sala de vacina, acolhimento, sala de atividades coletivas, administração, copa e banheiros para pessoas com necessidades especiais”, informou. O local receberá ações de jardinagem, além de garagem e estacionamento em intertravado.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, salientou o trabalho em conjunto de diversas secretarias para a execução do projeto. Segundo ele, o ESF do local conta com mais de 1.200 pessoas cadastradas, inclusive de localidades vizinhas, como Ilha dos Mineiros, Sonhos e Sossego. Os atendimentos ultrapassam oito mil durante o período de alta temporada. “Agradeço à prefeita Francimara e aos vereadores por mais este presente à localidade”, finalizou.

UBS Guaxindiba ASCOM SFI Wagner Fraga 1

O vereador Fauazi Cherene, que em julho fez a indicação para a ampliação da UBS, agradeceu a prefeita “por ter atendido a solicitação”. Segundo ele, o prédio foi construído há mais de 30 anos e “ficou pequeno para a comunidade”.

Fauazi destacou ainda que “Francimara foi a primeira prefeita do Estado do Rio de Janeiro a ter as contas de 2021 aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, o que mostra sua gestão transparente”. O vereador Flor de Guaxindiba em junho deste ano indicou a reforma da unidade.

O vice-prefeito, Raliston Souza, também ressaltou o desempenho e transparência da atual gestão, a partir de avanços em diversos setores, sobretudo, em saúde, educação e infraestrutura.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285