Covid-19: vacinação bivalente a partir de 60 anos continua em 11 locais Destaque

São Francisco de Itabapoana (SFI) inicia a segunda semana de vacinação de reforço contra Covid-19, através da dose bivalente, em moradores a partir de 60 anos.

Desde a semana passada, também são vacinados gestantes, puérperas de 45 dias e imunossuprimidos. De acordo com o Ministério da Saúde, esses grupos, juntamente com os idosos, têm maior risco de desenvolverem formas graves da doença.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde, na última semana de fevereiro, a maior parte dos internados com Covid-19 em todo o Rio de Janeiro pertenciam a faixa etária de 70 anos ou mais. Este público pode receber a vacina desde 27 de fevereiro.

— É muito importante reforçar a proteção contra a doença. Para isso, basta que o morador procure um dos 11 polos de imunização, portando a Caderneta de Vacinação, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) — afirmou o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista. Ele destacou que a dose bivalente é atualizada e protege contra o vírus original e variantes, incluindo a ômicron.

O Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde explica que é necessário que o esquema vacinal esteja completo. Além disso, o intervalo da última dose recebida deve ser de, no mínimo, quatro meses.

Polos de imunização — SFI conta com 11 pontos de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira. Os polos de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água e Floresta atuam entre 8h e 16h.

Na área central, a Clínica da Família Germano Barros Delgado abriga o Centro Municipal de Imunização (CMI) durante as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC). Para facilitar o acesso dos moradores à vacina, o local está com horário específico para a imunização contra a Covid-19: entre 13h e 18h30. Durante a manhã, o espaço será destinado à vacinação de rotina.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285