Vacina contra gripe está disponível para pessoas com deficiência e doenças crônicas Destaque

São Francisco de Itabapoana (SFI) iniciou no último dia 10 a Campanha de vacinação contra gripe. A vacina está disponível em 11 pontos, localizados em diferentes regiões do município. Entre os grupos prioritários, estão pessoas com deficiências e doenças crônicas não transmissíveis.

O coordenador do Setor de Imunização, Cristiano de Souza, explicou que, neste ano, a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde foi liberar a vacinação para todo o grupo prioritário de uma só vez.

— Sendo assim, basta que o morador compareça na unidade de saúde mais próxima de sua residência, portando Caderneta de Vacinação e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Em alguns casos, também é necessário apresentar documentação que comprove a inclusão no público prioritário — informou.

Também são vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos a partir de 60 anos, professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

De acordo com o Instituto Butantan, responsável pela produção das vacinas, a dose é trivalente e foi atualizada com as cepas que mais circularam no ano anterior, com base em levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste ano, o imunizante é composto por dois vírus influenza tipo A (H1N1 e H2N3) e uma cepa do tipo B. Segundo o Butantan, a imunização anual é necessária, pois os vírus influenza sofrem mutações constantes e, assim, podem evoluir e “escapar” da proteção da vacina anterior.

(1 Votar)