Dia D de vacinação contra gripe e Covid-19 acontece no sábado (6) Destaque

Neste sábado (6), 14 polos de imunização estarão abertos em São Francisco de Itabapoana (SFI) para o Dia D de vacinação contra gripe e Covid-19. Os locais vão funcionar entre 8h e 16h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 100 profissionais estarão envolvidos nos trabalhos.

— Nós contamos com a presença dos moradores neste importante dia de mobilização contra essas doenças. Basta comparecer no ponto de vacinação mais próximo de sua residência, portando a Caderneta de Vacinação e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) — explicou o coordenador do Setor de Imunização, Cristiano de Souza.

Ele esclareceu que a dose disponível contra a Covid-19 será a bivalente, que é atualizada e protege contra o vírus original e variantes, incluindo a ômicron, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde. Poderão se vacinar maiores de 18 anos com esquema vacinal completo. Além disso, o intervalo da última dose recebida deve ser de, no mínimo, quatro meses.

Vacina Bivalente Covid 19 ASCOM SFI Wagner Fraga 7

Já a vacina contra gripe tem uma série de grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoas com deficiências e doenças crônicas não transmissíveis, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos a partir de 60 anos, professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

De acordo com o Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina contra a gripe, a dose é trivalente e foi atualizada com as cepas que mais circularam no ano anterior, com base em levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Polos de imunização — Os 14 pontos de vacinação estão localizados em Amontado, Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água, Santa Clara, Nova Belém e Floresta.

Na área central, a Clínica da Família Germano Barros Delgado abriga o Centro Municipal de Imunização (CMI) durante as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC).