São Francisco realiza Conferência Municipal de Saúde Destaque

São Francisco de Itabapoana (SFI), por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizará nesta quarta-feira (24) a 8ª Conferência Municipal de Saúde (CMS) com o tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - amanhã vai ser outro dia!” O evento, que terá a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos, entre outras autoridades, acontecerá na Câmara de Vereadores, das 9h às 16h, sendo que o credenciamento será feito na hora da CMS, das 9h às 10h.

A CMS ocorre a cada quatro anos, com a representação dos vários segmentos sociais, estando prevista na lei 8.142/90, constituindo-se como um espaço democrático destinado ao planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do debate e propositura de diretrizes para a formulação da política de saúde em cada nível de governo.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, disse que a realização da CMS é fundamental para obter da sociedade civil informações necessárias para a elaboração do planejamento do SUS.

"Neste ano, tivemos muitas dificuldades para realizar a nossa CMS, pois ainda estamos readaptando a nossa estrutura assistencial, após superar a crise sanitária da Covid-19. No entanto, com muito empenho, conseguiremos promover o evento e, através dele, obter a colaboração da sociedade civil para o planejamento em relação aos próximos quatro anos”, ressaltou Campista, que também é presidente do Conselho Municipal de Saúde e estará presente na CMS.

Além da prefeita Francimara, estão confirmadas as presenças do presidente da Câmara, vereador Isaac Salvador, e da titular da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Estado do Rio de Janeiro, promotora Maristela Naurath, que será a palestrante.

Última modificação em Sábado, 20 Mai 2023 18:21