Ampliação da oferta de ações e serviços de saúde inclui cirurgia gratuita de catarata Destaque

Desde julho deste ano, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por intermédio da Secretaria de Saúde, realiza gratuitamente a cirurgia de catarata, no Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas. A ampliação da oferta de ações e serviços de saúde no município é uma determinação da prefeita Francimara Barbosa Lemos, objetivando facilitar o acesso dos moradores a consultas, exames, cirurgias e demais procedimentos.

“Temos ressaltado que uma das principais diretrizes da atual gestão em SFI é viabilizar o acesso da população aos procedimentos de saúde dentro do próprio município, evitando assim a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras cidades. Um dos exemplos é a cirurgia de catarata, que a partir desse ano passou a ser realizada no HMMC”, revelou o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista.

Joarez Miranda de Ferreira, um dos pacientes beneficiados com o procedimento cirúrgico, elogiou o atendimento. “A minha irmã falou que depois da cirurgia a gente não precisa mais usar óculos. Olha que glória! Nota 10! Não tem o que falar! Ligaram para mim, conversaram comigo, marquei a consulta e estou aqui. Até agora está tudo às mil maravilhas”, destacou Ferreira.

Cirurgia gratuita de catarata 3

A médica oftalmologista Maria Luiza Godoy da Secretaria Municipal de Saúde explica que a cirurgia de catarata é indicada quando o cristalino fica opaco devido ao envelhecimento, sendo substituído por uma lente intraocular cristalina.

“A cirurgia é simples e rápida, levando em média de 15 a 30 minutos. A anestesia é local, o paciente entra e sai andando e com o olho aberto. O procedimento muitas vezes causa, além de uma independência visual, uma melhor qualidade de vida. Com a catarata a pessoa vai ficando sem enxergar e cada vez com mais comprometimento visual. Então é importante fazermos a cirurgia o quanto antes”, orientou a oftalmologista.

Em SFI, os pacientes que já estão com indicação de operação devem comparecer no Ambulatório de Triagem, no HMMC, das 8h às 16h. Para obter mais informações sobre a cirurgia de catarata e outros serviços de saúde prestados pelo município, basta o morador se dirigir ao Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próximo de sua residência.

Cirurgia gratuita de catarata 2

(1 Votar)