Novembro Azul: Nuprapac promove café da manhã para reforçar conscientização Destaque

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre câncer de próstata, o segundo tipo mais incidente na população masculina, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para reforçar a campanha, o Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac) de São Francisco de Itabapoana (SFI) promoveu um café da manhã nesta quinta-feira (23).

A prefeita Francimara Barbosa Lemos participou do evento e afirmou que as iniciativas para propagar informações são necessárias e, por isso, são realizadas constantemente pela municipalidade.

— Esta equipe se doa para oferecer o melhor em um momento tão difícil e, com base, na prevenção é possível rastrear os casos da doença logo no início para, assim, aumentarmos significativamente as chances de cura, como foi no meu caso — relatou.

Novembro Azul Nuprapac promove café da manhã ASCOM SFI Wagner Fraga 6

Paralelamente, a coordenadora do Nuprapac, médica oncologista Elizabeth Uhl, destacou que um dos focos de atuação do órgão é a prevenção.

— 90% dos casos tem cura se for diagnosticado precocemente. Além disso, a atividade física é uma das principais formas de prevenir a doença, já que de 10 a 12 tipos de câncer estão relacionados ao estilo de vida — disse.

Integrante da equipe multidisciplinar que atua no Nuprapac, o urologista Gustavo Araújo pontuou que, a partir do Nuprapac, o município teve importante avanço no tratamento do câncer, como a realização de exames de rastreamento, além de promover trabalho de acolhimento de pacientes e familiares.

Novembro Azul Nuprapac promove café da manhã ASCOM SFI Wagner Fraga 2

Câncer de próstata — Para o triênio 2023-2025, são estimados mais de 70 mil novos casos da doença no Brasil. Segundo o Inca, a idade é um fator de risco, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam após os 60 anos. Outros fatores são excesso de gordura corporal, fumantes e quem tem pai ou irmão diagnosticado com câncer de próstata antes dos 60 anos.

Na fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa, o que faz com que muitos pacientes não apresentem sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

A recomendação do Inca é que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer.

Novembro Azul Nuprapac promove café da manhã ASCOM SFI Wagner Fraga 4