Implantação de base do Samu e entrega da reforma geral da UBS de Gargaú nesta quarta-feira (5) Destaque

São Francisco de Itabapoana (SFI) passará a contar com uma base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A implantação ocorrerá nesta quarta-feira (5), às 18h, em Gargaú. Na mesma solenidade, a prefeita Francimara Barbosa Lemos vai entregar a reforma geral da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade.

O Samu é componente assistencial que tem a finalidade de prestar atendimento de urgência e emergência às pessoas após a ocorrência de um incidente que afete sua saúde, seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática ou psiquiátrica, evitando o agravamento da condição da vítima, minimizando o sofrimento, prevenindo sequelas ou mesmo evitando a morte, por meio de atendimento e/ou transporte adequado.

“A base descentralizada do SAMU está sendo implantada em Gargaú com a estrutura física e visual padronizada pelo Ministério da Saúde, dispondo de configuração mínima necessária para abrigo, alimentação, conforto das equipes e estacionamento da ambulância. A escolha da localidade ocorreu tendo em vista a necessidade de garantir tempo resposta de qualidade e racionalidade na utilização dos recursos do componente Samu, em parceria com as bases do Serviço Municipal de Resgate, localizadas no Centro, Barra do Itabapoana, Imburi e Praça João Pessoa, considerando as dificuldades impostas devido à grande extensão territorial e/ou baixa densidade demográfica de SFI”, explicou o secretário de Saúde, Sebastião Campista.

As equipes do SAMU serão compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor de veículo de emergência. “Eles terão a responsabilidade de atender as ocorrências e promover os registros dos seguintes indicadores: número geral de ocorrências atendidas no período, tempo mínimo, médio e máximo de resposta; identificação dos motivos dos chamados, quantitativo de chamados, orientações médicas, localização das ocorrências e idade e sexo dos pacientes atendidos, além de identificação dos dias da semana e horários de maior pico de atendimento”, complementou Campista.

UBS – A nova UBS de Gargaú, onde funciona um dos polos do Estratégia Saúde da Família (ESF) e que presta assistência de atenção primária a 6.031 pacientes cadastrados, passou por uma reforma geral, objetivando melhorar o atendimento à população e ainda oferecer um ambiente de trabalho com mais comodidade e recursos para os funcionários e colaboradores desempenharem suas atividades.

(1 Votar)