Vacinação contra gripe começa com trabalhadores da saúde e idosos a partir de 60 anos Destaque

São Francisco de Itabapoana iniciou nesta semana a Campanha de Vacinação contra gripe. Na primeira fase, que prossegue até dois de maio, serão imunizados trabalhadores da saúde e idosos a partir de 60 anos.

De acordo com o coordenador do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiano de Souza, 12 unidades de saúde em diversas regiões da cidade disponibilizam a vacina. “Os idosos precisam precisam apresentar documento original com foto e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Para os profissionais da saúde, além destes documentos, é necessário apresentar comprovação de atuação na área. Em ambos os casos, é importante trazer a Caderneta de Vacinação”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, alerta para a relevância da imunização. “O Governo Federal destaca que o objetivo da campanha é reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações e mortes, visto que contribui para reduzir o risco de desenvolvimento de formas graves e o impacto das complicações respiratórias”, afirmou.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente. Produzida pelo Instituto Butantan, a dose é efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus: H1N1, H3N2 e tipo B.

Sarampo — Em paralelo com a imunização contra a gripe, os profissionais da Saúde também devem participar da campanha de atualização vacinal contra o sarampo. Para isto, é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação para que seja avaliada.

“Tanto a vacina do sarampo, quanto a da Covid-19, podem ser ministradas simultaneamente com a da influenza, conforme orientação técnica do MS”, esclareceu Cristiano.

Locais de Vacinação — A vacinação está disponível na Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central, ou nos polos de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água, Floresta e no Centro Municipal de Imunização (CMI), em Ponto de Cacimbas.

Última modificação em Sexta, 08 Abril 2022 09:54