Reunião do Conseg na Praia de Gargaú debate Segurança Pública no município Destaque

O Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública (Conseg), em São Francisco de Itabapoana (SFI), esteve reunido na manhã de quarta-feira (16), na Escola Municipal Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves, na Praia de Gargaú. O encontro, aberto ao público, teve a presença de diversas autoridades ligadas à área de Segurança Pública, além de moradores, entre pais, alunos e professores contando com aproximadamente 150 participantes.

O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM-Campos), tenente-coronel Mauricio Arthur Barbosa, afirmou que vai intensificar o patrulhamento ostensivo nas praias do município, visando aumentar a segurança dos moradores e visitantes. Ele falou ainda sobre as motos com adulteração do escapamento para provocar barulho excessivo, perturbando a população.

“Temos conhecimento de motos circulando com descargas abertas e que estão tirando a paz dos moradores. Vamos promover uma Força-tarefa, inclusive com equipes da Moto-patrulha, objetivando coibir esta prática, devolvendo a tranquilidade aos munícipes. Gostaria de ressaltar a importância da colaboração da população para que use o Disque-Denúncia através do número (22) 2723-1177, a fim de fortalecer e facilitar o trabalho da PM em operações pontuais”, destacou.

O comandante da 3ª Companhia da PM, em SFI, tenente Soares, acrescentou que já foram realizadas algumas apreensões de motocicletas pilotadas por condutores sem carteira de habilitação e que vai intensificar o patrulhamento para retirar de circulação veículos irregulares. Ele também abordou a questão das pichações de siglas de facções criminosas em muros na região das praias e que uma Força-tarefa está encarregada de apagar e conter o avanço das demarcações de áreas por parte da criminalidade.

Já o presidente do Conseg, Romário Bernardo, revelou que a partir da próxima reunião itinerante mensal, haverá a participação de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas reuniões do conselho, a exemplo do que já acontece em outros municípios fluminenses.

Estiveram presentes ainda à reunião em Gargaú o chefe do Planejamento do 8º BPM-Campos, capitão Wanderson, o chefe operacional da 147ª Delegacia de Polícia Civil (DP-SFI), inspetor Diego, o subcomandante Paravidino do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (antigo BPRv), membros da diretoria do Conseg, além da secretária municipal de Educação e Cultura, Marcely Barreto, e Alcemir Gomes de Souza (Teté), assessor do Gabinete da prefeita Francimara Barbosa Lemos.