Reunião do Conseg em Santa Clara discute Segurança Pública Destaque

O Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública (Conseg), em São Francisco de Itabapoana (SFI), realizou a reunião itinerante do mês de fevereiro, nesta quinta-feira (17), no Pesque e Pague, na localidade de Santa Clara. O tema do encontro foi “Segurança Pública no município de SFI”.

O presidente do Conseg, Romário Bernardo, ressaltou que as reuniões itinerantes permitem integrar todas as comunidades do município às forças policiais. “É muito importante a participação de todos: população, Prefeitura de SFI, Polícia Militar (PM), BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual) e Polícia Civil. Vamos todos estar presentes nos nossos encontros mensais. Não há Segurança Pública se a sociedade não estiver presente”, ressaltou.

O subcomandante administrativo e operacional do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos), major Tibério, resumiu a atuação do órgão. “A PM tem a missão de preservação da ordem pública, evitando que o crime aconteça, através do policiamento ostensivo diuturno. As reuniões do Conseg são fundamentais para que a sociedade possa passar as demandas às forças policiais, permitindo ações mais efetivas no combate à criminalidade”.

Já o sargento PM Luciano Coutinho, diretor-presidente da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi), órgão subordinado à Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, destacou a missão que recebeu à frente do órgão.

“Quando assumimos a Emtransfi, a prefeita Francimara nos solicitou para atuarmos orientando a população, realizando a aproximando com os nossos agentes. Através de ações educativas, estamos disciplinando os motoristas. Gostaria de destacar a boa parceria que temos com os policiais do BPRv, PM e Polícia Civil. Estamos à disposição sempre para melhorarmos ainda mais o trânsito no nosso município”.

Participaram ainda da reunião a chefe de Gabinete da Prefeitura de SFI, Francilea Azeredo, representando a prefeita Francimara Barbosa Lemos; o secretário municipal de Administração, Erbson Gomes Pires (Bibinho); a coordenadora do Procon-SFI, Gilda Quintanilha; a titular da 147ª Delegacia de Polícia Civil (DPC/SFI), delegada Ivana Morgado; o comandante da 3ª Cia em SFI, tenente Eliezi; o comandante da 5ª Cia do BPRv, capitão Coutinho; agentes da Emtransfi e demais diretores do Conseg.