ASCOM

ASCOM

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Josélia Alves Dias

Moradores de São Francisco de Itabapoana serão capacitados para trabalhar no Porto Central, que começa a ser construído no município vizinho de Presidente Kennedy (ES). A previsão é que sej contratadas 1.300 pessoas, nos três municípios da Área de Influência Direta (AID) do Porto, que compreende os municípios de São Francisco de Itabapoana, Presidnete Kennedy e Marataízes.

A parceria foi firmada nesta terça-feira (14), durante uma reunião na Sala do Trabalhador e Empreendedor. Participaram o secretário municipal de Trabalho e Direitos Humanos, Fagner Azeredo, a Coordenadora Socioeconômica do Porto Central, Léa Reis e o presidente da Regional Norte Fluminense das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), Maurício Cabral.

Segundo Léa Reis, as capacitações nos três municípios começarão em breve e se estenderão ao longo de três anos. A previsão é que as contratações tenham início dentro de um ano e meio. “O município terá acesso aos perfis das vagas para que possam planejar sua capacitação. O planejamento é preparar os moradores para assumirem as vagas e terem uma qualificação, aperfeiçoando-se em suas áreas e adquirindo uma nova profissão”, explicou. 

Fagner Azeredo destacou que uma das prioridades da prefeita Yara Cinthia é capacitar cidadãos de São Francisco para ocupar as vagas que surgirão não apenas no setor portuário, mas também em outros segmentos. Com este objetivo, a prefeita já alinhou parcerias com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), que implantarão cursos no município.

Exportação - De acordo com o vice-presidente regional da Facerj, o município tem hoje um cenário altamente propício à geração de oportunidades a partir da exportação. “São Francisco tem um número expressivo de empreendedores e microempreendedores individuais (MEIs), e isso chamou a atenção da Facerj”, disse Maurício Cabral. Segundo ele, a entidade vai trabalhar para que empresas locais interessadas em exportar seus produtos através do Porto Central possam emitir o Certificado de Origem diretamente através da prefeitura. O certificado, cuja emissão é uma responsabilidade da Facerj, é um documento essencial para operações de exportação.

A família da Ilha dos Mineiros que teve a residência alagada em decorrência da cheia do rio Guaxindiba e canais adjacentes, segue recebendo auxílio da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI). As cinco pessoas estão na Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba.

A municipalidade preparou o local para atender as necessidades dos atingidos que precisarem de abrigo. O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, explicou que o espaço conta com o suporte de uma equipe de profissionais composta por assistente social, psicóloga, cozinheira e auxiliar de serviços gerais.

— Realizamos este acolhimento, ouvindo sempre a necessidade da família, que recebe alimentação e todo amparo. Nosso trabalho acontece ainda em conjunto com a Defesa Civil, que analisa as condições das residências atingidas — explicou.

Marcelo dos Santos, de 46 anos, está no abrigo junto com esposa e três filhos. Eles residem na rua Rio de Janeiro, uma das mais atingidas pela água.

— Estão nos ajudando muito, inclusive recebemos a visita da equipe da Saúde. O atendimento aqui é ótimo, perguntam sempre se estamos precisando de algo — relatou.

Santos mora na localidade há 19 anos. Ele relata que a inundação “nunca foi tão grave como desta vez”.

Segundo a última atualização da Defesa Civil, além desta família abrigada na unidade escolar de Guaxindiba, outras 81 pessoas seguem desalojadas, sendo que estas estão abrigadas em outros lugares, como casas de parentes. Equipes de diversas secretarias como Saúde e Trabalho e Desenvolvimento Humano acompanham os atingidos e seguem com monitoramento.

IMG 5369

O cadastramento e recadastramento do transporte universitário e de alunos de cursos profissionalizantes começa nesta quarta-feira (15), em São Francisco de Itabapoana. O serviço é ofertado gratuitamente pela prefeitura.

— Nossa preocupação com a área educacional é constante. Sabemos da importância deste transporte para os nossos munícipes que se deslocam para Campos dos Goytacazes em busca da qualificação, por isso matemos este serviço gratuitamente — destacou a prefeita Yara Cinthia.

Segundo o secretário municipal de Transporte, Rizonilton Júnior, o procedimento acontecerá em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT). Os estudantes deverão comparecer na sede da SMECT, de 8h às 11h30 e de 13h às 16h.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Ribeiro, explicou que o cronograma prosseguirá até 30 de janeiro, sendo que cada dia será destinado a uma rota.

— É necessário levar apresentar os documentos originais e as seguintes cópias: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, referente a dezembro de 2024 ou janeiro de 2025, comprovante de matrícula de 2025, declaração da instituição de ensino com papel timbrado e duas fotos ¾ — esclareceu.

Confira o calendário de cadastramento:

15 de janeiro

Rota 01 – Gargaú – Santa Clara (Rodovia Gargaú /Santa Clara até o Hotel Mineirão).

16 de janeiro

Rota 02 – Santa Clara – Sossego – Praia dos Sonhos – Volta da Figueira – Rua da Jaca – Santa Rita.

17 de janeiro

Rota 03 – Guaxindiba – Ilha dos Mineiros - Fazendinha – Boca da Areia.

20 de janeiro

Rota 04 – Barra do Itabapoana – Lagoa Doce – Tatagiba – Guriri – Fazendia – Buena – Manguinhos.

21 de janeiro

Rota 05 - Batelão – Guarixima – Amontado – Brejo Grande – Coreia – São Francisco (Rua Daud Salomão Acruche e Rua Júlio Gomes Marinheiro).

22 de janeiro

Rota 06 – Travessão de Barra – Lagoa Feia – Morro do Bode – Batelão – Praça da Fé – Bom Lugar – Ladeira das Pedras.

23 de janeiro

Rota 07 – Praça João Pessoa – Vilão – Ponto de Cacimbas.

24 de janeiro

Rota 08 – Macuco – São Francisco (Trevo das Praias e Avenida Edenites da Silva Viana).

27 de janeiro

Rota 09 – Imburi de Barra – Boa Sorte – Baixinha – Alegria dos Anjos – Valão Seco – Nova Belém (Pista) – Bom Jardim – Volta Redonda – São Francisco (Até o Colégio Estadual).

28 de janeiro

Rota 10 – Pingo D’Água – Praça Imaculada – Santa Luzia – Morro Alegre – Estreito – Arueira - Imburi de Cacimbas – Floresta.

29 de janeiro

Rota 11 – Turno da Manhã (saída da praça da matriz de São Francisco)

30 de janeiro

Repescagem – Cadastramento para quem perdeu o prazo.

O padroeiro de Barra do Itabapoana, São Sebastião, será celebrado com diversos eventos promovidos pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI). A programação completa foi divulgada nesta terça-feira (14).

— Junto com a comunidade e a paróquia, planejamos festejos voltados para toda família. Mobilizamos diversos departamentos e secretarias para a promoção de eventos entre sábado (18) e segunda-feira (20), dia de São Sebastião — destacou a prefeita Yara Cinthia.

A programação conta com shows como o do cantor Glauco Zulo e da dupla sertaneja Pedro Otávio e Thiago. Outra apresentação será da dupla de cantores católicos Ramon e Rafael. Eles são conhecidos pela música “Você vai chegar”, cujo vídeo oficial no YouTube conta com mais de cinco milhões de visualizações.

Também acontecerão eventos culturais como o Sábado da Família, a terceira edição do Barra Náutica e o Barra Sunset, além de atividades esportivas.

Confira a programação completa:

- Terça-feira (14)

19h Terço

19h30 Santa Missa

 

- Quarta-feira (15)

19h Terço

19h30 Santa Missa

 

- Quinta-feira (16)

19h Terço

19h30 Santa Missa

 

- Sexta-feira (17)

19h Terço

19h30 Santa Missa

 

- Sábado (18)

13h Funcional

15h Sábado da Família

19h Terço

19h30 Santa Missa

22h30 Show com cantor Glauco Zulo

 

- Domingo (19)

9h Funcional

10h 3º Barra Náutica

16h Barra Sunset com o cantor Luciano Botinely – Beira Rio

19h Terço

19h30 Santa Missa

22h Show com Pedro Otávio e Thiago

 

- Segunda-feira (20) – Dia de São Sebastião

9h Oficina de Vôlei

10h Santa Missa

18h Santa Missa e Procissão

21h Show com Ramon e Rafael

A Guarda Ambiental, Departamento da Guarda Civil Municipal, em apoio à Defesa Civil, resgatou um cão raça Pit Bull, que estava numa residência alagada, na localidade da Ilha dos Mineiros, em Guaxindiba. O resgate aconteceu nesta segunda-feira (13). 

De acordo com a Comandante Geral da Guarda Municipal, Deborah Mata, a guarda está dando apoio à Defesa Civil com equipamentos próprios da Guarda Ambiental, para levar o animal para uma outra área. 

-A família foi retirada pela Defesa Civil e levada para a localidade de Bom Lugar, em São Francisco de Itabapoana, para a casa de familiares. E a Guarda atuou na retirada do cão com uma gaiola própria, para junto de seus donos. - Esclareceu a comandante.

Um tamanduá-mirim foi resgatado numa residência nesta segunda-feira, por um morador da Praia do Sonho, em São Francisco de Itabapoana. O morador acionou a Guarda Ambiental, Departamento da Guarda Civil Municipal, que resgatou o animal silvestre e o levou em segurança para o veterinário, Dr°Gabriel Buí Teixeira, da Secretaria de Agricultura.

WhatsApp Image 2025 01 13 at 12.43.29 PM 1

A Comandante Geral da Guarda Municipal, Deborah Mata ressaltou que o animal está passando pela avaliação veterinária.

-Após a avaliação veterinária, ele estando bem, será solto numa área de preservação permanente, na Estação Ecológica de Guaxindiba. - Informou Deborah destacando que “a Guarda Ambiental está sempre sendo solicitada para realizar resgates de animais silvestres em área urbana. Os animais aparecem por vários motivos, alimentos e destruição de seu habitat, como as queimadas criminosas”, disse.

Em caso de algum morador se deparar com algum animal silvestre, acionar a Guarda Ambiental no telefone (22)99892-5175 que atende 24h para solicitações de resgates e denúncias.

tam

 

Equipes da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI) atuaram na tarde desta segunda-feira (13) na entrega de ajuda humanitária na Ilha dos Mineiros. A localidade é atingida pelas consequências da cheia do rio Guaxindiba e canais adjacentes.

— Iniciamos a distribuição na rua Rio de Janeiro, que é uma das mais atingidas, e vamos avançando para outros locais. Hoje as entregas contemplaram 18 famílias, com base os cadastros realizados desde sábado (11) pelas assistentes sociais — explicou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, que estava acompanhado da subsecretária da pasta, Claudineia Rodrigues.

O material distribuído inclui colchonetes, água potável e kit dormitório, que são compostos por travesseiro, cobertor, lençol e fronha. Eles chegaram ao município neste domingo (12) através da Defesa Civil estadual.

Wagner Fraga ASCOM SFI 1

A Secretaria Municipal de Fazenda de São Francisco de Itabapoana (SFI) irá disponibilizar ainda nesta semana as guias de recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2025.

— Devido à questões técnicas, precisamos adiar o início da emissão. A estimativa é que ainda nesta semana, por volta de quinta-feira (16), o pagamento fique disponível — destacou o secretário municipal de Fazenda, Júlio Nicolau. Ele lembrou que, na semana passada, o sistema de arrecadação foi atualizado e passou por testes.

A emissão das guias acontecerá pelo site da prefeitura ou diretamente no Setor de IPTU, que funciona na sede da prefeitura, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. Outras maneiras serão através do WhatsApp (22) 99748-7919 ou e-mail arrecadacaotributaria2018@gmail.com.

Descontos de até 20%

Os contribuintes que pagarem o IPTU em cota única até 28 de fevereiro terão 20% de desconto. Quem pagar em cota única entre 1º de março e 31 de julho terá direito a um desconto de 10%. Outra opção é parcelar o imposto em seis vezes, entre fevereiro e julho, com pagamento do valor integral.

Dentro das medidas de reestruturação das quatro unidades do Espaço do Produtor de São Francisco de Itabapoana (SFI), a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento implantará a informatização.

Além de reformas nos prédios, como nos tanques de alevinos, medidas de informatização serão implementadas. A principal ação deste segmento é o aplicativo “Novo Agro”, adquirido da Universidade Federal do Ceará. A prefeitura também disponibilizará técnicos agrícolas, que estarão disponíveis, por exemplo, para a realização de exames de análise de solo.

— Uma das principais vocações da nossa cidade é a agricultura. Não por acaso, receberá a devida atenção da prefeita Yara Cinthia. Estamos trabalhando para que no menor tempo possível, todos os espaços voltem a funcionar com mais serviços e ofertando mais comodidade aos produtores — afirmou o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enaldo Barreto.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Francisco de Itabapoana (Procon-SFI) notificou a operadora de telefonia móvel Vivo devido à má prestação dos serviços prestados ao consumidor. O Procon solicita que a população registre as reclamações diretamente no órgão, pois foi identificado que existe muita insatisfação da população, mas não está sendo registrada, principalmente neste período do ano, que possui uma vocação turística muito grande. 

Em 2024, foram registradas apenas 35 reclamações e, de acordo com a coordenadora do Procon, Rita Alexim, esse número é justamente porque as pessoas não têm o hábito de registrar  suas reclamações. Ela acredita que os números reais devem ultrapassar mais de mil reclamações. 

-Em dezembro de 2024, houve falha na prestação dos serviços da operadora, tais como ligação que não completava, telefone ficando mudo, internet falhando, entre outros problemas. Eles se preocupam em lançar novas tecnologias e serviços, porém não fazem o básico a contento. – Ressaltou a coordenadora, que destacou a importância de os consumidores que se sintam prejudicados pela má prestação dos serviços das operadoras de telefonia móvel se dirijam ao Procon para formalizar as suas reclamações.

-Estão sendo estudadas estratégias para facilitar o acesso do consumidor ao Procon, “esse é o grande desafio, fazer as pessoas formalizarem as reclamações, por isso estamos vendo a necessidade de viabilizar um aplicativo ou um canal do Procon no site da prefeitura”, concluiu.

O Procon-SFI fica situado na Av. Afonso Celso, S/N. Próximo à rodoviária. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

procon

Página 1 de 6