ASCOM

ASCOM

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Josélia Alves Dias

O Carnaval de São Francisco de Itabapoana vai contar com um efetivo de aproximadamente 150 agentes de segurança, que estarão atuando nas praias do município entre sexta-feira (13/02) e quarta-feira (18/02). Com o objetivo de garantir a segurança dos moradores e turistas e assegurar o ordenamento público, não serão permitidos desfiles de blocos e bois que não estejam autorizados, bem como carros de som e aglomerações além dos horários pré-estabelecidos.

Todas essas medidas foram definidas após uma reunião sobre a segurança no Carnaval, realizada nesta quarta-feira (11/02) na sede da Prefeitura. As determinações foram discutidas pela prefeita Yara Cinthia com os secretários municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto; de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Milson Mota; a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Roberta Panisset; o presidente da Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (Emtransfi), Paulo Castellar; o diretor da Postura Municipal, Carlos José Moreira Gomes; e o diretor da Defesa Civil, José Ricardo Gomes. O vereador Leandro Babão também participou da reunião.

CORPO REUNIÃO SEGURANÇA CARNAVAL.jpg

De acordo com a comandante da GCM, Roberta Panisset, cerca de 40 agentes estarão atuando por dia nos postos de serviços e nas ruas. A viatura da Ronda Maria da Penha também vai realizar um trabalho de prevenção e informativo, com três agentes das 8h às 17h. Pela Emtransfi, serão oito agentes atuando diariamente, além de agentes extras. A Postura terá cinco agentes trabalhando durante o dia e a noite. A Guarda Ambiental terá três agentes de plantão por dia.

Equipes da Defesa Civil também estarão de plantão pela probabilidade de chuvas e possíveis ocorrências. Outro efetivo importante é do 8º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que enviará 70 homens para atuar no município, além de viaturas.

— Estamos trabalhando para garantir um Carnaval seguro para as famílias de São Francisco e para todos que visitarão o nosso município. Teremos atrações variadas para agradar todos os públicos, mas nossas forças de segurança estarão atuando para garantir a tranquilidade nas praias e a segurança de todos — afirmou a prefeita Yara Cinthia.

Oito ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde estarão disponíveis com equipes de plantão nas praias conforme a programação.

Devido às chuvas que têm caído na região nas últimas semanas, a Defesa Civil do município está em alerta máximo e acompanha a situação dos moradores de Gargaú, localidade mais atingida pelas chuvas. Até o momento, há três pessoas desalojadas e cerca de 40 pessoas afetadas pelas cheias — principalmente em razão de alagamentos e interdições de ruas — que permanecem em suas residências, sendo monitoradas pelas equipes.

Foto 11 02 2026 09 45 49

De acordo com o diretor da Defesa Civil, tenente Ricardo Cabral, na tarde desta terça-feira (10/02), dez famílias foram atendidas em Gargaú. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (22) 99890-7087. “Nossas equipes estão de prontidão e observando o nível das águas que chegam ao município através dos afluentes”, explicou o diretor.

A prefeita Yara Cinthia esteve em Gargaú avaliando a situação dos moradores. Ela conversou com moradores e ouviu as necessidades de cada um.

— Nossas equipes já estão mobilizadas para garantir todo o suporte necessário. Nosso compromisso é estar presentes e cuidar de quem precisa, ninguém ficará desamparado. O governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, autorizaram o uso do maquinário do Programa Limpa Rio para ajudar as famílias atingidas. Somos gratos por essa parceria neste momento delicado — disse a prefeita.

Foto 11 02 2026 09 47 51

Os 40 novos Guardas Municipais participaram de uma confraternização nesta quarta-feira (11) na Câmara municipal para marcar o encerramento do Curso de formação da 3ª turma de Guarda Civil Municipal de São Francisco de Itabapoana (GCMSFI). A prefeita Yara Cinthia participou do evento.

YARA CONCLUSÃO CURSO GUARDA

— Quero parabenizar a todos, sejam muito bem-vindos. A chegada de vocês vai reforçar bastante a nossa segurança, principalmente nesse período de Carnaval.

O curso começou em dezembro do ano passado e teve duração de 390 horas, com oito módulos contendo aulas teóricas, práticas e estágio supervisionado. Nesta quinta-feira (12) os novos guardas vão assinar o termo de posse na sede da Prefeitura.

A comandante da GCM, Roberta Panisset, acrescentou que ser Guarda Civil Municipal é mais do que vestir uma farda. É assumir a responsabilidade de proteger, orientar, prevenir conflitos e agir com equilíbrio mesmo nas situações mais adversas.

— Forma-se hoje a terceira turma desta instituição e carregam agora a missão de honrar o nome da Guarda, fortalecer o espírito de corpo e contribuir para a evolução constante da nossa corporação — concluiu a comandante.

Empresas de São Francisco de Itabapoana interessadas em fornecer produtos e serviços para o Porto Central têm até esta sexta-feira (13/02) para realizar o cadastro. O prazo foi prorrogado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), por meio da Sala do Trabalhador e Empreendedor, com o objetivo de ampliar a participação de empreendedores locais na iniciativa.

As inscrições devem ser feitas de forma online, pelo link: https://forms.office.com/r/98pawhBFup. A proposta é reunir empresas do município em um catálogo de fornecedores que poderá ser consultado pelo Porto Central e por empresas parceiras sempre que houver necessidade de contratação ou cotação de serviços e produtos.

Podem participar micro e pequenas empresas e empresas de pequeno porte que atendam aos critérios legais, técnicos e às certificações exigidas. Entre os requisitos estão a regularidade jurídica, fiscal e trabalhista, comprovação de capacidade técnica, conformidade regulatória e certificações específicas conforme o ramo de atuação.

De acordo com a coordenadora da Sala do Trabalhador e Empreendedor, Rebeca Guimarães, a iniciativa representa uma oportunidade estratégica para fortalecer os negócios locais e ampliar o acesso das empresas do município a novas oportunidades comerciais. Segundo ela, o catálogo funcionará como uma ponte entre o Porto Central e os empreendedores da cidade, facilitando futuras cotações e contratações, desde serviços diversos até fornecimento de produtos.

Além do cadastro, a Sala do Trabalhador e Empreendedor também vem promovendo capacitações e orientações técnicas aos empreendedores, com suporte sobre documentação, regularização e requisitos necessários para que as empresas estejam aptas a participar dos processos de fornecimento.

Mais dois veículos foram recuperados pela Secretaria Municipal de Transporte, aumentando a quantidade e a qualidade da frota da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. Com isso, o número de veículos recuperados já soma 56 em 2025 e neste início de 2026.

Segundo o secretário municipal de Transporte, Rizoniltom Junior, foi recuperado um caminhão caçamba, que passou por serviço completo de troca de lonas de freio e eixo de tração, além da substituição de 10 estojos de roda. O caminhão foi entregue à Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo.

Biking_in_h.jpg

Outro veículo leve, da Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (Emtransfi), passou por troca completa do kit de embreagem e troca completa de óleo, motor e caixa de marcha.

Os serviços de manutenção preventiva da frota é um dos objetivos da secretaria para aumentar a frota municipal e garantir o atendimento seguro à população.

Os serviços públicos municipais essenciais funcionarão normalmente durante o período de Carnaval em São Francisco de Itabapoana. A medida está prevista no decreto 199, que determinou ponto facultativo nas repartições na próxima segunda (16/02) e quarta-feira (18/02).

Na Saúde, as Unidades Básicas de Saúde e polos de Estratégia Saúde da Família (ESF) fecharão após o expediente de sexta-feira (13/02) e só reabrirão na quinta-feira (19/02). Entretanto, os serviços de emergência e urgência funcionarão normalmente no Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas, além das Unidades de Saúde 24 horas, localizadas no Centro e em Barra do Itabapoana. O mesmo acontecerá com o Serviço Municipal de Resgate, que estará de prontidão, sendo acionado pelo telefone (22) 99857-0184.

A prefeitura também seguirá monitorando as consequências da elevação do nível do rio Paraíba do Sul, sobretudo em Gargaú. Em caso de emergência, moradores e turistas deverão acionar a Defesa Civil através do número (22) 99890-7087.

O regime de plantão também será adotado, conforme determinação municipal, na Secretarias de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos; Meio Ambiente; Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil; Transporte; e Turismo e Desenvolvimento Econômico. Entretanto, o atendimento ao público estará suspenso no final de semana, nos dias de ponto facultativo e na terça-feira (17/02), feriado de Carnaval.

Pela primeira vez, a abertura do Carnaval em São Francisco de Itabapoana contará uma das expressões culturais mais tradicionais do período carnavalesco: os bois pintadinhos de Santa Clara e Macuco. Na sexta-feira (13/02), um cortejo acontecerá às 21h em frente ao Palco Cultural, em Santa Clara. Na sequência, às 23h, o cantor Gil Paixão anima o público. 

O evento reunirá os grupos Boi Estrela, Boi Macuco e Bate-Bola Estrela. O desfile marcará simbolicamente o início oficial da folia. 

— Será um encontro da cultura popular, valorizando a identidade cultural do município, além de estimular a participação dos brincantes, envolver a comunidade e oferecer ao público uma experiência cultural acessível, diversa e representativa das tradições populares transmitidas entre gerações — destaca a coordenadora do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Maenilse Gonçalves.

 

Confira a programação completa do carnaval:

Santa Clara

Sexta-feira (13/02), 21h: Cortejo cultural com bois pintadinhos 

23h: Gil Paixão

Sábado (14/02), 23h: Igor Saliência

Domingo (15/02), 23h: Me Puxa

Segunda-feira (16/02), 23h: Naldinho

Terça-feira (17/02), 23h: Lud Rocha

 

Barra do Itabapoana

Sábado (14/02), 23h: Rasga Saia

Domingo (15/02), 23h: Natalha Fernandes

Segunda-feira (16/02), 23h: Sawana Rocha

Terça-feira (17/02), 23h: Marcelo Ferrari

 

Manguinhos

Sábado (14/02), 23h: Félix Oliveira

Domingo (15/02), 23h: Edivane Santos

Segunda-feira (16/02), 23h: Luciano Botinelly

Terça-feira (17/02), 23h: Naldinho

 

Guaxindiba

Sábado (14/02), 23h: Natalha Fernandes

Domingo (15/02), 23h: Gabriel Ferrari

Segunda-feira (16/02), 23h: Lud Rocha

Terça-feira (17/02), 23h: Igor Saliência

 

Sossego

Sábado (14/02), 23h: Edivane Santos

Domingo (15/02), 23h: Luciano Botinelly

Segunda-feira (16/02), 23h: Félix Oliveira

Terça-feira (17)/02, 23h: Kissila Dias

 

Gargaú

Sábado (14/02), 23h: Marcelo Ferrari

Domingo (15/02), 23h: Rasga Saia

Segunda-feira (16/02), 23h: Larice Barreto

Terça-feira (17/02), 23h: Me Puxa

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (09/02) um decreto que regulamenta a proibição do uso de caixas de som e de qualquer outro equipamento de amplificação sonora nas praias do município.

A medida vai ao encontro de regras adotadas de maneira similar em outras regiões turísticas, como a capital fluminense, Búzios, na Região dos Lagos, e Guarapari, no Espírito Santos. 

Para o secretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Milson de Freitas Mota, o uso de carros de som nas praias seguirá regras claras e contará com fiscalização rigorosa. “O ordenamento tem como principal objetivo garantir segurança, respeito e tranquilidade para moradores e visitantes. Queremos que todos aproveitem nossas praias da melhor forma possível, em um ambiente organizado, familiar e acolhedor. As regras existem para promover a convivência harmoniosa e preservar o bem-estar de todos que escolhem o nosso litoral para momentos de lazer.”

IMG 2151.JPG 1

De acordo com o decreto, a utilização desses equipamentos será permitida exclusivamente para a realização de atividades esportivas ou recreativas, desde que previamente autorizadas pelo Poder Público Municipal.

Em caso de descumprimento, os equipamentos poderão ser recolhidos mediante Termo de Retenção. A fiscalização será realizada de forma integrada pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil.

Pelo segundo ano consecutivo, as crianças contarão com um ambiente especial para aproveitar o Carnaval em São Francisco de Itabapoana: a prefeitura promoverá nove matinês durante os dias de folia em diversos pontos do litoral.

Os eventos, organizados pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, começam no sábado (14/02) e prosseguem até terça-feira (17/02), sempre entre 17h e 19h. Uma das novidades deste ano será o Bloquinho da Matinê, com duas edições — uma com concentração no Palco Cultural Edgar Jammall, em Santa Clara, e outra com saída do Estádio Nelson Silva, conhecido como Campo do Fiinho, em Guaxindiba.

— Outra inovação deste Carnaval é a matinê em Sossego. A única certeza é que, em todos os lugares, teremos muita animação, banho de espuma, brincadeiras e marchinhas com nossos DJs. Pedimos aos pais e responsáveis para fantasiarem seus filhos para deixar o ambiente ainda mais carnavalesco — convida a coordenadora do Departamento de Cultura, Maenilse Gonçalves.

Confira a programação completa das matinês, sempre com início às 17h e término às 19h:


Sábado (14/02)
- Gargaú, no Espaço Brasileirinho
- Guaxindiba, na Praça dos pescadores

Domingo (15/02)
- Sossego, no Palco principal
- Santa Clara, Concentração do Bloquinho no Palco Cultural Edgar Jammall

Segunda-feira (16/02)
- Guaxindiba, Concentração do Bloquinho no Estádio Nelson Silva, conhecido como Campo do Fiinho
- Gargaú, no Brasileirinho
- Barra do Itabapoana

Terça-feira (17/02)
- Manguinhos, na Praça
- Santa Clara, na tenda da arena

Os novos agentes concursados da Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (Emtransfi) finalizaram o Curso para Capacitação Profissional de Agente de Trânsito, promovido no Sest/Senat em Campos dos Goytacazes. Com a conclusão e aprovação, os 12 novos servidores começaram a trabalhar em prol da população nesta terça-feira (10/02).

O curso foi realizado pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, em conjunto com a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, sendo uma obrigatoriedade para o credenciamento e capacitação dos profissionais junto ao Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), requisito essencial para o pleno exercício da função.

formatura emtransfi 3

Os novos profissionais foram convocados pela prefeita Yara Cinthia e tomaram posse no dia 7 de janeiro. Na semana seguinte, iniciaram o curso, que foi concluído nesta segunda-feira (09/02). Durante as aulas, diversas temáticas foram abordadas, como as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

— Gostaria de parabenizar a cada profissional pela conclusão desta etapa importante, que contribui para assegurar o exercício da fiscalização com respaldo legal, técnico e institucional. Este reforço é crucial para os serviços prestados, sobretudo, com a chegada do Carnaval, em que a demanda é grande — destacou o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Milson Mota.

 

Página 1 de 192
© 2025 PMSFI Todos os direitos reservados. Desenvolvido por CPD - SFI