Roda de conversa debate igualdade racial Destaque

O desenvolvimento de políticas públicas destinadas à igualdade racial foi tema de uma roda de conversa, realizada na noite dessa segunda-feira (21), na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI).

A iniciativa integra as ações desenvolvidas pela prefeitura em referência ao dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20. Além do debate, houve apresentação de capoeira, exposição de artesanatos produzidos pelos assentamentos de terra do município e por pescadores de Barra do Itabapoana. Representantes dos artesãos, dos quilombos, comunidades quilombolas são franciscanas e da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro) estavam presentes.

Diálogos sobre Igualdade Racial ASCOM SFI Wagner Fraga 4

Para o vice-prefeito, Raliston Souza, o tema precisa ser debatido constantemente, já que, “infelizmente, a discriminação e o preconceito ainda são muito visíveis em nossa sociedade”. Ele, que representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, destacou a importância do poder público municipal promover ações como essa.

A conversa foi conduzida pelo pesquisador e professor, Edinho Martins, que abordou o contexto histórico local relacionado à escravidão. Ele lembrou o fato de Manguinhos ter abrigado um porto para desembarque de navios negreiros e, o cemitério de escravos existente na localidade.

Também encabeçou o debate, a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Milla Figueiredo. Como pesquisadora da área, ela citou políticas públicas criadas para o combate ao racismo e o papel da educação para mudar o contexto social.

Diálogos sobre Igualdade Racial ASCOM SFI Wagner Fraga 11

“Foi um momento muito produtivo. Na oportunidade, apresentei à população o que a prefeitura, por meio da SMTDH, tem atuado em prol da igualdade racial”, contou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo. Ele lembrou que o órgão está estudando a criação do Departamento de Promoção dos Direitos Humanos e do Conselho de Igualdade Racial.

Recentemente, a assessora técnica da SMTDH, Nágila Coutinho, acompanhada de técnicas do órgão, visitou a Subsecretaria de Igualdade Racial de Campos dos Goytacazes. O objetivo foi conhecer a dinâmica de atuação e os projetos em executados.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285